Guaxupé, segunda-feira, 20 de maio de 2019
Você está em: Notícias / Geral / Carros de leilão - um bom ou mau negócio?
terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Carros de leilão - um bom ou mau negócio?

É importante ter conhecimento de como funciona um leilão, visto que é um negócio arriscado para o consumidor final.
 compra de veículos em leilão vem crescendo nos últimos anos, se tornando uma opção mais barata para pessoas que desejam economizar na aquisição de um carro. Os descontos chegam em 30% ou mais em relação ao valor praticado no mercado. No entanto, este tipo de negócio não é tão fácil quanto a compra numa concessionária, pois é necessário fazer uma análise profunda para não adquirir um problema. 

Os pátios são os locais onde se encontram os carros que serão leiloados, cuja data e endereço são comunicados através de seus sites ou pelo DETRAN da região. Os leiloeiros divulgam pela internet os lotes dos veículos e liberam as visitas dos interessados somente um dia antes do evento ser realizado. Só é permitido que a pessoa olhe externamente o carro, salvo as exceções onde é possível abrir as portas e o capô. Ainda assim, não é permissível ligar o veículo. 

É importante que o interessado saiba a procedência da leiloeira, verificando seu site, e se for possível, conversando com pessoas que compraram com a empresa, assim pode-se ter uma noção de como funcionou este processo com outra pessoa. Faça uma pesquisa dos preços ofertados pelo mercado para acertar na hora do arremate. Além disso, é indispensável efetuar um cálculo das despesas obrigatórias e documentos para ter noção do valor máximo do lance.  Segundo Beto Reis, especialista em vistorias veiculares, a compra de um automóvel leiloado tem como desvantagem a depreciação através de algum reparo estrutural já feito, que é facilmente identificado por uma ECV. “As companhias de seguros possuem políticas específicas em caso de cobertura de carro oriundo de leilão. É necessário pesquisar previamente com a seguradora se haverá risco na aquisição do veículo desejado”.

O montante deste tipo de negócio não envolve somente o valor do arremate, como inclui também a taxa administrativa, a taxa de transferência, além do 5% do valor do lance ao leiloeiro. Concluindo, é necessário pensar nos custos extras que já são previsíveis. Porém, tem os outros custos que não são previstos em muitos casos, como os gastos para conserto do carro, visto que não é permitido ligar o automóvel antes do leilão, é possível que ele tenha um grave problema mecânico. Senão, uma simples revisão já basta. 

A grande maioria dos carros que estão disponíveis no leilão foram apreendidos pelos bancos (financiamentos mal sucedidos) ou possuem algum tipo de sinistro, o que pode causar sérios problemas na revenda, afinal veículo sinistrado fica com uma observação em seu documento, apontando que se trata de um carro que sofreu um acidente. “Em todo tipo de negócio sempre haverá riscos, e na compra de um veículo leiloado não é diferente. No entanto, se o carro estiver em boas condições e com um bom histórico, o comprador fará uma compra mais segura”, diz Reis.

Veículos adquiridos em leilão que foram sinistrados não podem ser segurados, posto que as seguradoras recusam a cobri-los, exceto os carros que dispõem de um laudo pericial emitido por uma empresa especializada e reconhecida pelo DETRAN, atestando que o automóvel não oferece riscos de rodagem e segurança. Já os veículos que vieram por indenização de roubo, sinistros ou inadimplência são segurados normalmente, não oferecendo riscos no negócio. 

Em caso de compra de um veículo numa loja ou terceiro, é imprescindível o conhecimento da origem e procedência do carro, e a única forma de obter uma informação segura é levando o automóvel para a empresa especializada em vistoria. O processo de vistoria é rápido e assertivo, visto que é realizada uma análise estrutural  do veículo, na documentação e através de uma consulta, é obtido um relatório contendo todo o histórico do carro, incluindo acidentes e proprietários anteriores. 

Sobre a Super Visão 
Fundada em 2005, a Super Visão Vistorias é líder no segmento de vistorias automotivas. Atuando no sistema de Franchising, possui mais de 140 lojas espalhadas por todo Brasil e soma aproximadamente 700 funcionários em todas as unidades. Nestes 11 anos, mais de 8.000.000 laudos já foram emitidos, proporcionando uma compra segura para todos os envolvidos. 
A empresa também oferece soluções nas áreas de laudos de transferência, vistoria cautelar e adequação às resoluções do DENATRAN. www.supervisao.com

Comente, compartilhe!

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados