Guaxupé, domingo, 19 de novembro de 2017
Você está em: Notícias / Eleição / Jarbinhas é reeleito com 35% dos votos. Cerca de 7.493 eleitores não votaram
sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Jarbinhas é reeleito com 35% dos votos. Cerca de 7.493 eleitores não votaram

O prefeito Jarbas Corrêa Filho foi reeleito nas eleições ocorridas o último domingo, 02, porém dos 13 atuais vereadores somente dois foram reeleitos, João Fernando de Souza e Luzia Angelini Silva, sendo que os demais não conseguiram.

Em 2012, dos 10 vereadores, nove disputaram a eleição, porém somente dois foram reeleitos, Durvalino Gôngora de Jesus, o Nico, e Miguel Stampone.

Segundo o juiz eleitoral, Marcos Irany Rodrigues da Conceição, esta foi a mais tranquila eleição que ele acompanhou ao longo de sua carreira. Não se verificou ocorrências graves e nem prisões.

A nova legislação trouxe um maior rigor nos gastos de campanha, desta forma os candidatos tiveram menos “munição”, com menos propaganda.

Os próprios políticos estãolevando mais a sério e estão menos propensos a furar o cerco no descumprimento da legislação.

Embora a cultura da chamada propaganda de boca de urna ainda persista, este ano teve menos evidência que nos anos anteriores, concluiu o magistrado.

A Polícia Militar registrou apenas dois boletins de ocorrência, um deles envolvendo suposta propaganda de boca de urna e transporte de eleitores e a outra, propaganda eleitoral vedada no dia pleito.

Conforme explicou o promotor eleitoral, Thales Tácito Pontes Luz de Pádua Cerqueira, os Boletins de Ocorrência serão encaminhados para o Cartório Eleitoral para apuração. Caso se configure as suspeitas, a Justiça Eleitoral Criminal, em sendo o caso poderá propor uma transação penal ou até mesmo uma ação penal contra os envolvidos.

Segundo o subcomandante da 79ª Cia. da Polícia Militar, Capitão Márcio Nunes Teófilo, foi utilizado todo o contingente da Cia, inclusive foram suspensas as folgas e férias dos policiais, com um maior efetivo nas ruas.
 
Apuração

Durante o pleito não se verificou nenhumproblema com as urnas eletrônicas, diferentemente da eleição passada, quando uma urna apresentou problemas e teve que ser substituída.

 A primeira urna a chegar no Fórum foi a de número 01, da 20ª sessão, instalada na Escola Delfim Moreira, dando entrada às 17h17. A última a dar entrada no Fórum foi a da 40ª sessão, instalada no Unifeg, tendo sido entregue às 17h57. 

Terminada a apuração de Guaxupé, foram apuradas as urnas de São Pedro da União e de Biguatinga. Em Biguatinga, uma das urnas apresentou problemas e teve que ser substituída.
 
Abstenção

Dos 38.355 eleitores, 7.493 deixaram de comparecer nas urnas, portanto somente 30.862 votaram.

Na eleição de prefeito municipal apurou-se 27.589 votos válidos seguidos de 2.153 votos nulos e 1.120 votos brancos. O candidato Jarbinhas obteve 14.621 votos; Barreto; 9.764 e Dr. Raul Clemente, 3.174.

Os votos brancos e nulos perfizeram um total de 3.273, número maior que o terceiro colocado, que obteve 3.174 votos.

A soma das abstenções, brancos e nulos perfez um total de 10.766, número acima dos votos obtidos pelo segundo colocado, 9.794.
 
Vereadores eleitos

Em virtude da chamada legenda partidária ou coeficiente eleitoral, nem todos os candidatos a vereador mais votados foram eleitos. Os 13 eleitos estão entre os 16 mais votados. Foram eleitos: João Fernando de Souza, com 1.174 votos; Francisco Timóteo de Rezende, 1.032; Leonardo Donizetti de Moraes, o Leo Moraes, 868; Jorge Batista Bento, o Jorginho São Paulino, 839; Ari Cardoso, Ari Mecânico, 834; Salma Regina Gallate, 804; Danilo Martins de Oliveira, 647; Maria José Cyrino Marcelino, 620; Paulo César Beltrão, 585; Wilson Ruiz de Oliveira, 505; Francis Osmar da Silva, 500; Luzia Angelini Silva, 494; Donizetti Luciano dos Santos 484 votos.

Luiz Donizetti Ribeiro, o Pica-Pau, obteve 701 votos, porém não foi eleito, assim como Luiz Roberto Ribeiro do Valle, com 662 e Miguel Stampone com 538 votos.
 
Presidência da Câmara

Depois de diplomados, os vereadores eleitos serão empossados pelo juiz eleitoral, em 1º de janeiro de 2017. Logo após eles deverão se reunir para a escolha do presidente da Câmara Municipal através de voto secreto. Depois de eleito, o novo presidente da Casa Legislativa dará posse ao prefeito Jarbinhas para o seu segundo mandato.(WF)
 

Comente, compartilhe!

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados