Guaxupé, sábado, 18 de novembro de 2017
Você está em: Notícias / Eleição / Jarbinhas é reeleito com 53% dos votos. Número de abstenção chegou a 19,57%
domingo, 2 de outubro de 2016

Jarbinhas é reeleito com 53% dos votos. Número de abstenção chegou a 19,57%

O prefeito Jarbas Corrêa Filho foi reeleito nas eleições ocorridas neste domingo, 02 de outubro, porém dos 13 atuais vereadores somente dois foram reeleitos, João Fernando de Souza e Luzia Angelini Silva.

Na eleição de 2012, dos 10 vereadores daquela legislatura, 9 disputaram e eleição, porém apenas 2 foram reeleitos. Nessa eleição, os 13 atuais vereadores disputaram o pleito, mas apenas 2 eleitos.

Segundo o juiz eleitoral, Marcos Irany Rodrigues da Conceição, esta foi a mais tranquila eleição que ele acompanhou ao longo de sua carreira. Não se verificou ocorrências graves e nem prisões.

A nova legislação trouxe um maior rigor nos gastos de campanha, desta forma os candidatos tiveram menos “munição”, com menos propaganda.

Os próprios políticos estão levando mais a sério e menos propensos a furar o cerco no descumprimento da legislação. Embora a cultura da chamada propaganda de boca de urna ainda persista, este ano teve menos evidência que nos anos anteriores, concluiu o magistrado.

A Polícia Militar registrou apenas dois boletins de ocorrência, um deles envolvendo suposta propaganda de boca de urna e transporte de eleitores e a outra, propaganda eleitoral vedada no dia pleito.

Conforme explicou o promotor eleitoral, Thales Tácito Pontes Luz de Pádua Cerqueira, os Boletins de Ocorrência serão encaminhados para o Cartório Eleitoral para apuração. Caso se configure as suspeitas, a Justiça Eleitoral Criminal, em sendo o caso poderá propor uma transação penal ou até mesmo uma ação penal contra os envolvidos.

Segundo o subcomandante da 79ª Cia. da Polícia Militar, Capitão Márcio Nunes Teófilo, foi utilizado todo o contingente da Cia, inclusive foram suspensas as folgas e férias dos policiais, com um maior efetivo nas ruas.
 
Apuração
Durante o pleito não se verificou nenhum problema com as urnas eletrônicas, diferentemente da eleição passada, quando uma urna apresentou problemas e teve que ser substituída.

 A primeira urna a chegar no Fórum foi a de número 01, da 20ª sessão, instalada na Escola Delfim Moreira, dando entrada às 17h17. A última a dar entrada no Fórum foi a da 40ª sessão, instalada no Unifeg, tendo sido entregue às 17h57.    

Terminada a apuração de Guaxupé, foram apuradas as urnas de São Pedro da União e de Biguatinga. Em Biguatinga, uma das urnas apresentou problemas e teve que ser substituída.

Acessem a tabela completa da cidade e região no link abaixo

lhttp://divulga.tse.jus.br/oficial/index.html

Confira a Galeria de Fotos

TABELA COMPLETA

Comente, compartilhe!

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados