Guaxupé, domingo, 19 de novembro de 2017
Você está em: Notícias / Eleição / Para Dr. Raul, só um secretário realmente comprometido poderá sanar as irregularidades dos postos de Saúde
quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Para Dr. Raul, só um secretário realmente comprometido poderá sanar as irregularidades dos postos de Saúde

Os candidatos Paulo e Dr. Raul, acompanhados da assessora Valéria Roque.
Os candidatos Paulo e Dr. Raul, acompanhados da assessora Valéria Roque.
O candidato do PT a prefeito, Dr. Raul Clemente Júnior, foi o terceiro a ser sabatinado pela Rádio Clube de Guaxupé. O evento aconteceu na última terça-feira, 27, às 10h30.

Ele iniciou respondendo as perguntas da emissora. A locutora da Rádio Clube alegou que, atualmente, o PT vem enfrentando problemas, que a queda da presidente da República provocou desgaste para o partido e que além do mais, membros do partido também vêm enfrentado problemas na esfera judicial em Guaxupé. Diante disto perguntou se o PT não estaria desacreditado para enfrentar as eleições municipais.

Respondendo, o médico alegou que ele sempre defendeu os direitos das pessoas, principalmente dos menos favorecidos.

Reconheceu que houve alguns deslizes por parte de alguns integrantes do partido. Disse que o partido tem uma linha social e que ele pessoalmente tem uma dívida de gratidão para com a cidade. Que, se eleito, pretende fazer uma cidade melhor e diferente para todos e que não pretende governar para esta ou aquela classe social.

Avaliando a Saúde em Guaxupé, Dr. Raul disse que em anos anteriores ela  vinha numa “linha acertiva”, porém, nos últimos anosfoi abandonada, com a terceirização de determinados serviços, que foram encerradas as atividades do laboratório de análises clinicas do Posto de Saúde do Buracão. Que a Prefeitura tinha um convênio com o consórcio de Saúde denominado Cislagos, que o mesmo funcionava “muito bem”, porém a atual administração não quis dar continuidade, celebrando um convênio com outra entidade que não é tão abrangente, que a farmácia municipal se encontra desabastecida.

Questionado se ele tinha intenção de revitalizar o Mercado Municipal, respondeu que aquele prédio é belíssimo, porém se encontra abandonado e se revitalizado, poderá se tornar um verdadeiro cartão postal, com um espaço social e utilizado para várias ações, como venda de produtos típicos da região. Mencionou, também, que é perfeitamente possível se conseguir verbas dos governos Estadual e ou Federal para a revitalização.

Sobreo que seria sua prioridade para os próximos 4 anos, o candidato se limitou em dizer que o povo precisa ser respeitado de forma mais humana e a administração da cidade é um desafio muito grande; que é preciso valorizar o trabalho das pessoas.

Também lhe foi perguntado qual seria o seu plano em relação à ETE, Estação de Tratamento de Esgotos e se ele pretendia romper o contrato com a Copasa. Dr. Raul disse que o problema do esgoto é muito sério, que a Prefeitura conquistou uma verba de R$ 15 milhões, “porém o que a gente vê não é a aplicação deste dinheiro”. Disse que esta verba precisa ser utilizada de forma mais transparente, afirmando: “a gente não quer romper com a Copasa, porém precisamos sentar e discutir”.
 
Perguntas da imprensa

Questionado sobre projetos para um desenvolvimento sustentável, respondeu que seu plano de governo prevê várias ações ligadas ao desenvolvimento, que esta tem que ser a preocupação dos gestores públicos. Ele defendeu que é preciso criar uma cultura nova para que as pessoastenham consciência da responsabilidade de cada um.

Foi dito ao candidato que durante a convenção de um dos partidos que apoia o candidato Barreto, realizada nas dependências da Câmara Municipal, também participaram o ex-prefeito Roberto Luciano e a vereadora NesmarBrazão, sinalizando uma possível coligação do PT com o PRTB, partido de Barreto, para o lançamento de uma candidatura única.

Respondendo, Dr. Raul mencionou que não participou da mencionada “reunião”, porém, posteriormente, tomou conhecimento que Barreto teria lhe oferecido o cargo de vice-prefeito.

O médico disse que as suas ideias são diferentes das do candidato Barreto e que as suas propostas e de seu vice, Paulo Stempiniewski, são diferentes e que ele pretende fazer um governo diferente do que foi feito por Roberto Luciano.

Também lhe foi indagado se ele iria sair de sua “zona de conforto”. Respondendo declarou que ele se preparou paraassumir a administração municipal, que ele se considera uma pessoa honesta e honrada, que nunca fez conchavo com ninguém e que se eleito “não vai ser melhor só para uns, mas para toda a população”; que pretende dar voz ao povo, uma vez que ele não é dado a politicagem.

Sobre a implantação da Guarda Municipal “de verdade”, uma vez que o atual prefeito já responde a processos por ter contratado comandantes sem comandados, Dr. Raul foi taxativo em dizerque o orçamento da Prefeitura não comporta; que o custo de manutenção da Guarda é muito oneroso, que para se manter 10 guardas na rua são necessários mais 20 na retaguarda.

Finalizando disse, “a gente não faz promessas e, sim, apresenta propostas”.

Também lhe foi perguntado como ele pretende administrar a Saúde em Guaxupé com postos de saúde sem alvará sanitário, que o Posto de Saúde da Rua do Buracão vem enfrentando um inquérito civil público na segunda promotoria de justiça há 11 anos e que inquéritos por falta de higiene nos consultórios odontológicos da Prefeitura também tramitando há mais de seis anos, sem solução.

O médico respondeu que são acusações  que não têm fundamento, porém os gestores públicos têm que adequar os postos de saúde às normas da Vigilância Sanitária e que “se tem alguma coisa errada, precisa ser consertada”. Finalmente disse que os problemas só serão resolvidos “com um secretário municipal de Saúde realmente comprometido”.
 
Perguntas de outros candidatos

Os representantes do candidato Barreto mencionaram que o atual prefeito encontrou a Creche Centenário “pronta”, porém levou dois anos para colocá-la em funcionamento; que o ex-prefeito Roberto Luciano agilizou a vinda do Pelotão dos Bombeiros Militares e do Samu, porém o atual prefeito se “vangloria” dizendo que estas, além de outras, teriam sido conquistas da atual administração. Diante disto perguntou qual era sua opinião à respeito.

Dr. Raul disse que as declarações do atual prefeito são “infames” e um verdadeiro desrespeito para com a população. Que é inaceitável deixar a população esperando por dois anos para desfrutar de um benefício.

Ele também declarou que espera ser eleito, porém, na eventualidade disto não acontecer, caso o vencedor solicite a ajuda de sua equipe isto será perfeitamente possível, desde que a ação proposta esteja realmente comprometida com o povo.

Os representantes do candidato Jarbinhas perguntaram se na eventualidade dele (Dr. Raul) ser eleito se ele pretende dar continuidade no projeto Natal de Luz.

O candidato mencionou que pretende dar continuidade em tudo que favoreça o povo, que proporcione renda para as pessoas e que proporcione empregos. Disse que acredita no comércio local, nos convênios para instalação de feiras, no turismo religioso, uma vez que a cidade é sede do bispado e que existem inúmeros produtos típicos de fabricação caseira que poderão ser vendidos em feiras gerando renda e empregos para a nossa gente.(WF)

Comente, compartilhe!

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados