Guaxupé, quarta-feira, 14 de novembro de 2018
Você está em: Notícias / Educação / Solenidade marca o início das comemorações dos 90 anos da Escola Barão de Guaxupé
sexta-feira, 20 de abril de 2018

Solenidade marca o início das comemorações dos 90 anos da Escola Barão de Guaxupé

A Escola Barão de Guaxupé promoveu na última sexta-feira, 20, às 8 h, uma solenidade para comemorar os 90 anos de criação daquela instituição de ensino. Participaram do evento, a secretária municipal de Educação, Sandra Costa; a diretora, Sandra Lúcia Lepiani Tauil; atuais e ex-professoras e ex-diretoras e o presidente da Câmara Municipal, Danilo Martins de Oliveira.
 
Dentre as ex-diretoras estiveram presentes: Andréia Aparecida de Assis Pallos, Darci Silveira Celani, Ivonete Vieira Tavares Barbosa, Maria Aparecida Gonçalves de Oliveira, Maria Aparecida Machado Thomé e Vilma Maria Citton Escudeiro. Representando a ex-diretora, Romilda Gurgel Pinto, esteve a ex-professora Maria Eulália Gurgel Pinto.
 
Também participou da solenidade a professora aposentada Ítala Prósperi, uma das mais antigas professoras ainda  ela é a mais antiga professora que ainda sobrevive daquela instituição de ensino.
 
O evento foi presidido pela diretora Sandra Tauil. Iniciados os trabalhos, alunos entronizaram a Bandeira no Brasil no palco e logo após foram entoados, o Hino Nacional e Hino a Guaxupé.
 
Sandra falou a respeito da criação da instituição há 90 anos passados, da representatividade da escola para a sociedade local na formação dos cidadãos; do primitivo prédio que foi demolido para dar lugar para as atuais instalações, com maior capacidade para atender a demanda dos alunos, bem como para adequação das novas tecnologias no sistema de ensino.
 
Ela também mencionou a colaboração do pesquisador e historiador Wilson Ferraz, que, em 2012, restaurou boa parte da história da instituição.
 
Outra informação dela é de que durante o restante deste semestre serão realizados vários eventos para conscientização dos alunos a respeito da história da escola que iniciou com a denominação de “Grupo Escolar Barão de Guaxupé” e que uma cápsula do tempo está sendo organizada com documentos, além de outras referências à escola. A cápsula deverá ser aberta em 20 de abril de 2028, por ocasião do centenário da instituição de ensino.
 
O presidente da Câmara, Danilo, falou de sua experiência de ex-aluno daquela Escola e da satisfação de ver a evolução e o progresso da instituição ao longo do tempo.
 
Finalizando o evento os alunos ofereceram vasos de flores às ex-diretoras e ex-professoras.

Confira a Galeria de Fotos

Comente, compartilhe!

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados