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quinta-feira, 16 de agosto de 2018

WhatsApp é usado por maioria dos pequenos negócios mineiros na divulgação de produtos e serviços

Pesquisa do Sebrae mostra que 77% dos estabelecimentos têm acesso a Internet
Em Minas Gerais, 70% dos pequenos negócios utilizam o WhatsApp, aplicativo de serviço para troca de mensagens, para se comunicar com seus clientes. É o que diz a pesquisa Transformação Digital nas MPE encomendada pelo Sebrae, que mostra a informatização das Micro e Pequenas Empresas (MPE) e Microempreendedores Individuais (MEI) e como estão envolvidos no processo de transformação digital.
 
De acodo com o levantamento, o WhatsApp é o app mais utilizado do pelos pequenos negócios mineiros. A ferramenta é mais usada para a divulgação das informações sobre os produtos e serviços da empresa (57%), atendimento online ao cliente (53%) e vendas (42%).  “Os entrevistados do do setor de serviços foram os que mais afirmaram fazer o uso desse aplicativo”, diz a analista do Sebrae Minas Bárbara Alves.
 
Depois do WhatsApp, o Facebook é o segundo no ranking dos apps mais acessado pelos pequenos negócios mineiros. Porém, apenas 36% das empresas tinham página nesta rede social, e desses 14% vaziam vendas por esta rede social.
 
Alem disso, apenas 25% dos entrevistados disseram ter um site da empresa. Os que tinham uma página,  11% faziam vendas pela Internet. “Notamos que as pequenas empresas usam mais facebook e o site para divulgarem produtos e serviços do que propriamente para vender”, justifica Bárbara.
 
Ainda de acordo com a pesquisa, 77% dos pequenos negócios mineiros têm acesso a Internet. Desses, 85%  dos entrevistados dissseram ter acesso a rede pelo celular. A Internet é usada principalmente para: uso do email (68%), pesquisa de preço e de fornecedores (60%), acesso a serviços bancários (55%), compra de insumos ou mercadorias (52%) e divulgação institucional da empresa (45%).
 
Pesquisa completa: https://goo.gl/27o8Q8

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