Guaxupé, segunda-feira, 23 de abril de 2018
Você está em: Notícias / Economia / SRT/MG reúne trabalhadores e empregadores para incentivar contratações
quinta-feira, 21 de setembro de 2017

SRT/MG reúne trabalhadores e empregadores para incentivar contratações

Auditores-fiscais e servidores do Núcleo de Igualdade de Oportunidades participam do “Dia D” para inclusão de pessoas com deficiência e reabilitados do INSS no mercado de trabalho
O Hall das Bandeiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), no bairro Santo Agostinho, região central de Belo Horizonte, será palco, no dia 29, de uma atividade com a participação de auditores-fiscais e servidores do Núcleo de Igualdade de Oportunidades (NIO) da Superintendência Regional do Trabalho de Minas Gerais (SRT-MG). Eles estarão à disposição para prestar informações sobre a contratação de pessoas com deficiência. O objetivo do encontro, realizado no âmbito do Dia D de Inclusão de Pessoas com Deficiência, é reunir empregadores e trabalhadores, para divulgação de oportunidades de emprego e cadastramento de candidatos. O evento é promovido pela SRT-MG, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). 
 
A ação, voltada para o público com deficiência, abrange também os trabalhadores que se encontram na condição de reabilitados do INSS e busca promover a inclusão no mercado de trabalho em um dia de atendimento exclusivo a esse público.
 
Para facilitar o encontro entre trabalhadores e empregadores, um ponto especial do Sine será montado no Hall das Bandeiras da ALMG. O contato entre os interessados e os potenciais empregadores ocorrerá das 8h30 às 17 horas. Haverá 20 guichês de atendimento ao público.
 
A coordenadora do NIO/SRT-MG e auditora-fiscal do Trabalho Patrícia Siqueira esclarece que, além de Belo Horizonte, outras cidades, como Juiz de Fora, Montes Claros, Contagem, Curvelo, Paracatu e Varginha, também sediarão o evento no dia 29 de setembro. Já em Passos, o Dia D ocorrerá no dia 27 de setembro, e em Poços de Caldas será realizado no dia 22 de setembro.
Minas Gerais possui 2.937 empresas aptas a cumprirem as cotas determinadas pela legislação brasileira, que estabelece que empresas com mais de 100 funcionários devem reservar percentual entre 2% a 5% das vagas para pessoas com deficiência. Para fomentar o aumento da empregabilidade de PcDs por meio do cumprimento da Lei de Cotas, as empresas localizadas nessas cidades e em Belo Horizonte estão sendo previamente notificadas pela fiscalização da SRT-MG para comparecerem ao Dia D, segundo Patrícia Siqueira. 
Dados da Seção de Fiscalização da SRT-MG mostram que o estado de Minas Gerais possui 58.930 vagas para pessoas com deficiência e reabilitados do INSS. Desse total, apenas, 31.689 foram ocupadas. Existem ainda disponíveis 27.241 vagas a serem preenchidas por esses trabalhadores.
 
De acordo com Patrícia Siqueira, o Dia D é fundamental  para dar visibilidade às questões de interesse dos trabalhadores. “Minas Gerais tem 33.357 pessoas com deficiência. É urgente garantir o respeito, a acessibilidade, a inclusão e, principalmente, a conquista dos direitos previstos na Lei de Cotas”, destaca a auditora-fiscal.
 
Documentação – As pessoas com deficiência e/ou reabilitados pelo INSS interessados em uma vaga de emprego devem comparecer ao evento portando os seguintes documentos: carteira de trabalho, carteira de identidade, CPF, número do PIS e comprovante de endereço. Também é necessário que o trabalhador apresente um laudo caracterizador da deficiência ou um certificado de reabilitação profissional emitido pelo INSS. A apresentação desses documentos é fundamental para realização do cadastro completo.
 
Ministério do Trabalho
Assessoria de Imprensa
 

Comente, compartilhe!

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados