Guaxupé, terça-feira, 23 de janeiro de 2018
Você está em: Notícias / Cultura / Projetos de Emponderamento Feminino em Produtos Culturais
sexta-feira, 4 de março de 2016

Projetos de Emponderamento Feminino em Produtos Culturais

Todos os anos, na semana de 08 de março, temas relacionados à defesa e promoção da mulher são destacados na mídia e em eventos específicos. Muito se tem falado sobre a violência contra a mulher e a necessidade de avanço nas políticas públicas em sua defesa. Apesar do quadro de desigualdade de direitos de gênero, depois de tantos anos de luta, os bons resultados se fazem visíveis, mostrando as mulheres que “arregaçam as mangas” e se tornam protagonistas de suas escolhas e atitudes. É preciso que se dê visibilidade a este emponderamento feminino que está ocorrendo de forma pró-ativa e pacífica. A história de muitos destes projetos transformou-se em livros, vídeos e outros produtos culturais disponíveis. Destacaremos alguns deles postados no site blogcatarse.me/girlpower/

1– As Aventuras de Lilith - Ao buscar um presente para a sua filha, Marcelo Deldebbio percebeu que “todos os brinquedos e livros legais eram para meninos”. Não havia nada voltado para as baixinhas que evocasse os sentimentos de coragem, bravura e independência que ele gostaria de ver na sua filha. Nasceu assim o projeto As Aventuras de Lilith, um livro infantil sobre uma deusa guerreira baseado na mitologia suméria. A ideia é que esse seja o primeiro de uma série de publicações que vão resgatar heroínas mitológicas existentes na história da humanidade, mas que foram aos poucos sendo colocadas de lado em favorecimento das figuras heróicas masculinas.

2. No projeto Beleza Real, a artista Negahamburguer combate aos padrões de beleza impostos pela sociedade. Transportou o seu trabalho de quebra de estereótipos femininos para um livro ilustrado financiado coletivamente. A publicação reúne histórias de mulheres que sofreram algum tipo de discriminação por não se encaixarem nos padrões sociais de beleza.

3 - A proposta do What’s Underneath (“o que há por baixo”) segue a linha de atuação do projeto Beleza Real e promove a autoaceitação feminina. A ideia é juntar diferentes pessoas que se enxergam de maneira fragilizada.Em frente a uma câmera elas compartilham suas histórias pessoais e inseguranças e vão despindo suas roupas aos poucos conforme falam e se sentem confiantes. Todo o processo é registrado em um breve vídeo disponível no canal do Youtube do StyleLikeYou, proponente do projeto.

4 – A mulher no mercado nacional de quadrinhos - O setor de HQ’s é mundialmente conhecido por ser pouco amigável às mulheres e por criar narrativas que difundem estereótipos e objetificam o sexo feminino. Para ir na contramão dessa corrente opressora surgiu o Zine XXX, uma coletânea de quadrinhos produzidos exclusivamente por mulheres. As campanhas de financiamento coletivo do 1º Encontro Lady’s Comics – “Transgredindo a representação feminina nos Quadrinhos” e do livro Mulheres Nos Quadrinhos ajudaram a ampliar o debate.
 
 
 
 
 
 
O Grupo de Amigos da Biblioteca – GRABI é um grupo autônomo de voluntários, com o objetivo de incentivar a leitura, buscando políticas públicas que atendam a este fim. Tem caráter sociocultural e educativo, sem vínculos político-partidários ou religiosos. O grupo está aberto à adesão de novos participantes, parcerias e apoios.
Contato: 3559 11 05 – e-mail: bibliotecaguaxupe@hotmail.com
 
 
 

Confira a Galeria de Fotos

Comente, compartilhe!

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados