Guaxupé, quarta-feira, 14 de novembro de 2018
Você está em: Notícias / Cidade / Santa Casa de Misericórdia de Guaxupé comemora 110 anos de assistência à população
terça-feira, 2 de outubro de 2018

Santa Casa de Misericórdia de Guaxupé comemora 110 anos de assistência à população

Uma solenidade realizada em 27 de setembro último, às 20h, no Teatro Municipal, marcou os 110 anos de existência da Santa Casa de Misericórdia de Guaxupé.  
 
Atuou como mestre de cerimônia o diretor administrativo da instituição, Edson Dias Leite.
 
A mesa que presidiu os trabalhos foi composta pelo médico José Roberto Faria; pelo provedor da instituição, Roberto Vergili; pelo reitor do Unifeg, Professor Reginaldo Artus, pelo presidente da Associação Médica de Guaxupé, Kêmil Abdala; e pelo representante da Unimed, Márcio Vilas Boas.
 
Segundo Edson Dias Leite, o SUS e a Unimed são quem mais encaminham pacientes para o hospital, portanto os maiores clientes da instituição. Ele lembrou que desde 2013 o SUS não reajusta as tabelas de procedimentos, mas nem por isto a entidade deixa de prestar os serviços com qualidade e humanidade em respeito à população que necessita do atendimento.
O diretor administrativo mencionou que a Santa Casa não dispõe de um arquivo histórico que retrata a sua existência.
 
O médico João Carlos de Magalhães Gomes apresentou um breve relato histórico a partir da implantação do primitivo hospital, em 1908, as primeiras diretorias, o apoio da antiga Câmara Municipal, as quermesses que angariavam recursos que ajudavam na manutenção da Santa Casa, da grande contribuição do enfermeiro Pio Damião e de sua esposa, Jerônima, que colaborava na limpeza, na cozinha e na lavanderia. Ele também falou das dificuldades e dos desafios ao longo dos anos e das perspectivas para o futuro.
 
O reitor do Unifeg lembrou da convivência fraterna da Santa Casa com o Cento Universitário e ainda acrescentou que a instituição de ensino tem projeto de, no futuro, implantar uma Faculdade de Medicina em Guaxupé e que para isto espera contar com a parceria da Santa Casa como hospital escola.
 
O provedor Roberto Vergili mencionou que “os louros do passado não têm condições de dar continuidade no futuro”; que 73% da receita da Santa Casa são provenientes de serviços prestados ao SUS; que os valores recebidos através deste convênio são insuficientes para cobrir as despesas sempre crescentes; que atualmente a instituição não tem dívidas, porém não tem recursos para investimentos, nem mesmo para ampliar o atendimento ou para modernização de equipamentos.
 
Campanha publicitária
Durante o evento foi apresentado um vídeo com a participação de Eucir de Sousa, Marcos Frota e Pedro Lemos numa campanha publicitária promovida pelo Unifeg a favor da Santa Casa com o slogan “Santa Casa, uma Santa Causa”.
 
A criação da campanha publicitária foi de Elivelton Garcia, com a edição de imagens de Anderson Andrade e coordenação geral do professor Paulo Eduardo de Melo sob a supervisão da coordenadora do curso de Comunicação Social de Publicidade e Propaganda, Nahara Makovics.
 
O representante da Unimed, Márcio Vilas Boas, fez a entrega de uma placa alusiva aos 110 anos de existência da Santa Casa aos diretores da instituição.
 
Terminada a solenidade, foi servido um coquetel aos presentes no foyer do teatro patrocinado pela Unimed e pela Associação Médica de Guaxupé. (WF)    
 

Confira a Galeria de Fotos

Dr. Edson Leite Dr. Arthus Dr. Roberto Márcio Vilas Boas Nahara Makovics.

Comente, compartilhe!

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados