Guaxupé, domingo, 21 de outubro de 2018
Você está em: Notícias / Cidade / Cemig se prepara para o período chuvoso e alerta sobre cuidados durante tempestades
quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Cemig se prepara para o período chuvoso e alerta sobre cuidados durante tempestades

Meteorologia prevê chuvas ligeiramente acima da média histórica no Sul de Minas
Segundo o meteorologista da Cemig, Arthur Chaves de Paiva Neto, o período chuvoso, que começou em outubro e deve se estender até abril do ano que vem, estará sob influência do fenômeno La Niña, que se forma no Pacífico, e deverá ganhar força a partir de novembro, podendo provocar uma ligeira queda nas temperaturas no Sul de Minas. Com relação às chuvas, elas também devem ficar pouco acima da média histórica na região.
 
Com o objetivo de minimizar os efeitos provocados pela chuva sobre o sistema elétrico,  a Cemig inspecionou 74% de toda a rede urbana da região, e cerca de 5 mil árvores em conflito com a rede elétrica foram podadas. As equipes de manutenção fizeram a limpeza de faixa nas redes rurais, numa área superior a 7 milhões de metros quadrados. Em toda a região sul, 349 postes foram substituídos e 927 estruturas receberam manutenção. A empresa também está investindo na automação do sistema. A região conta com 579 religadores telecontrolados, equipamentos que são comandados remotamente e permitem agilizar o restabelecimento de energia durante ocorrências acidentais no sistema elétrico.
 
Dicas de segurança durante tempestades
A Cemig destaca alguns procedimentos básicos de segurança que devem ser adotados durante as tempestades:
 
-Retirar os equipamentos elétricos das tomadas, evitando riscos de queimar os aparelhos ou até à segurança das pessoas.

-Durante períodos de rajadas de ventos e descargas atmosféricas, as antenas de TV podem se desregular. Se isso acontecer, não suba nos telhados para ajustá-las, pelo risco de queda, de choque elétrico e de ser atingido por um raio.

-Se houver a necessidade de utilizar o telefone durante as tempestades, a melhor opção é o celular, desde que o aparelho não esteja conectado na tomada, ou o telefone sem fio.

-Evite a permanência em lajes altas ou locais descampados, jamais se abrigue embaixo de árvores e evite o uso do chuveiro elétrico.

-O raio provoca queimaduras gravíssimas e pode provocar parada cardiorrespiratória, que pode levar a pessoa à morte. Fique seguro!

Alerta! Caso alguém se depare com um cabo partido, é imprescindível que se mantenha distante do local, se possível não permitindo que outras pessoas se aproximem, e ligue imediatamente para o Fale com a Cemig, no telefone 116, que funciona 24 horas por dia.

Comente, compartilhe!

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados