Guaxupé, sábado, 20 de outubro de 2018
Você está em: Notícias / Câmara / Iniciado mais um curso da Escola do Legislativo
quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Iniciado mais um curso da Escola do Legislativo

A Escola do Legislativo promoveu uma solenidade, na última terça-feira, 14, às 19 h, nas dependências da Câmara Municipal, para o lançamento da aula inaugural do projeto denominado “Câmara Mirim”.
 
Considerada uma das melhores realizações da Câmara Municipal de Guaxupé, a Escola do Legislativo tem por objetivo proporcionar formação cívica e cidadã para jovens devidamente matriculados nas instituições de ensino regular da cidade, seja da iniciativa particular ou oficial.
 
Apesar da grandiosidade da iniciativa, apenas seis vereadores prestigiaram o evento, Danilo Martins, Donizette Luciano, Dra. Salma, Francisco Timóteo e Léo Moraes, sendo que os demais deixaram de comparecer.
 
Encontram-se matriculados no curso, cerca de 200 adolescentes do Ensino Fundamental II, com idade variando entre 12 e 14 anos, sendo que a grande maioria é do sexo feminino.
 
Os cursos são coordenados pelo servidor Pedro Alves, que acumula o cargo de assessor de comunicação do Legislativo local, e conta com o apoio da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais e do Unifeg.
 
A abertura do evento ficou a cargo do presidente da Câmara Municipal, vereador Danilo Martins, tendo este enaltecido a colaboração dos professores, diretores e secretários das escolas convencionais que estão interagindo com a Escola do Legislativo, facilitando a divulgação dos novos cursos.
 
Ele esclareceu que as noções de política repassadas aos alunos são independentemente de partidos políticos, com a intenção de formar pessoas mais conscientes de seus direitos e deveres, “enquanto cidadãos politizados”. Danilo também lembrou que atualmente a imagem de muitos políticos está muito maculada e desgastada, pois muitos deles “têm feito mau uso do dinheiro público, pensando somente em encher os bolsos e sem nenhum compromisso com a resolução dos problemas sociais”.
 
Segundo Pedro Alves, as aulas da Escola do Legislativo são semanais, sempre a partir das 17h30. Os cursos da Câmara Mirim serão distribuídos em duas turmas, uma nas terças-feiras e a outra nas quintas-feiras, enquanto que as aulas do curso denominado Parlamento Jovem serão ministradas nas quartas-feiras.
 
Palestra
A aula inaugural foi proferida através de uma palestra do Prof. Marcos Rezende, com o tema Democracia.  Ele lembrou que o processo democrático estabelece igualdade entre as pessoas, com direitos e deveres no convívio social, e que o direito de um vai até onde inicia o de outro; que na democracia as religiões são respeitas, pressupondo a liberdade de cada um.
 
Finalmente, lembrou que a democracia só subsiste com a pressão do povo, mostrando os reais interesses da coletividade. (WF)

Confira a Galeria de Fotos

Comente, compartilhe!

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados