Guaxupé, segunda-feira, 15 de outubro de 2018
Você está em: Notícias / Câmara / Professora sugere uma política pública e atendimento preferencial para autistas
terça-feira, 10 de abril de 2018

Professora sugere uma política pública e atendimento preferencial para autistas

Durante a realização da sessão ordinária da Câmara Municipal, na segunda feira, 9, a professora Gratiéris Aparecida Madeira Gomes fez uso da tribuna daquela Casa para discorrer sobre o “autismo”.
 
Segundo a professora, o autismo é um tipo de distúrbio, de difícil percepção. Os sintomas são alterações de comportamento, atraso ou ausência da fala, falta de capacidade para assimilar orientações, interesses repetitivos, dentre outros.
 
Não há dados oficiais, mas estima-se que uma em cada 68 crianças no Brasil, encontra-se dentro do espectro autista.
 
Ela entende que se faz necessário um trabalho de divulgação junto à população, com a inclusão no calendário municipal do dia 02 de Abril, que é considerado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo.
 
Foi solicitada ainda, a regulamentação no âmbito municipal do “atendimento prioritário” aos autistas, nos termos do Estatuto do Deficiente, Lei 13.146/15, pois, embora o Autismo seja considerado uma deficiência, é difícil a sua percepção.
 
Finalizando, apresentou-se sugestões para criação de politicas públicas para divulgação, diagnóstico e tratamento do distúrbio.
 
O presidente Danilo declarou que durante o mês de abril será colocada uma faixa alusiva, na frente do prédio da Câmara e que as medidas adotadas em Poços de Caldas poderão servir de base para implantação em Guaxupé.
 
Dra. Salma, até mesmo por ser médica da rede pública de saúde, mencionou que o problema deve ser tratado com uma “política séria e responsável” e que no passado foi feita uma “politicagem envolvendo o tema”.
 
João Fernando alertou que já existe uma lei federal que disciplina o tema, inclusive com atendimento preferencial aos portadores da doença e que diante disto uma lei municipal poderá ser elaborada neste sentido.

Comente, compartilhe!

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados