Guaxupé, sábado, 15 de dezembro de 2018
Você está em: Notícias / Câmara / Transporte coletivo urbano dominou as discussões da Câmara Municipal
quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Transporte coletivo urbano dominou as discussões da Câmara Municipal

Como não constava nenhum projeto de lei de grande repercussão na pauta da 14ª sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada na última segunda-feira, 11, as discussões dos vereadores foram dirigidas aos itinerários dos urbanos.    
 
Fazendo uso da tribuna daquela Casa Legislativa, o vereador João Fernando de Souza mencionou que havia enviado um ofício à Viação Guaxupé, empresa responsável pelo transporte coletivo urbano, solicitando estudo a respeito da viabilidade da implantação de uma linha direcionada ao loteamento Parque Alto da Colina, aberto.
 
 Segundo João Fernando, nos últimos anos foram implantados vários loteamentos na cidade, os quais ainda não estão sendo servidos por linhas de ônibus, dentre eles os bairros Aroeira I, II e III e Ouro Verde. Ele disse que recebeu um pedido de moradores destes bairros, com 150 assinaturas, reivindicando o serviço de transporte coletivo. Diante disto declarou que iria encaminhar cópia do documento ao prefeito municipal e aos diretores da empresa concessionária do serviço.
 
Para Dra. Salma deveriam ser elaborados novos itinerários, horários e pontos de embarque e desembarque. Ela entende que se faz necessário a realização de uma pesquisa para se adequar os horários dos ônibus com o deslocamento das pessoas em virtude de aulas, trabalho e lazer.
Paulinho Beltrão alega que os bairros mais afastados do centro não são servidos pelo transporte coletivo urbano e que a maioria dos moradores destes bairros não possui veículos próprios, dependendo exclusivamente do transporte coletivo público.
 
Outro tema debatido naquela sessão foi as constantes alterações na malha viária urbana.
 
Jorginho entende que a Prefeitura deveria realizar audiências públicas antes de tomar determinadas medidas. Disse que determinadas alterações se mostraram prejudiciais ao trânsito. Ele declarou que na legislatura passada a Prefeitura afunilou a confluência de uma rua que liga a Rua Dr. Jeremias Zerbini com a Av. Paulo Ribeiro do Valle; que a medida só fez com que o fluxo de veículos piorasse e que depois da ocorrência de um acidente grave, com a morte de um motociclista, a administração retrocedeu, eliminando a obstrução que havia sido instalada sobre o leito da Av. Paulo Ribeiro do Valle.
 
O vereador também mencionou que uma passagem da Av. Felipe Elias Zeitune, que permite o acesso à Praça Paulo Carneiro, também havia sido obstruída, prejudicando o fluxo dos veículos. Que depois de muita reclamação a Prefeitura voltou atrás, desobstruindo a passagem.
 
Projeto de lei
O único projeto de lei que constava da pauta daquela sessão era um pedido de autorização para que o executivo possa regularizar o leito de uma rua que dava acesso ao antigo cemitério que se localizava nos fundos da Catedral.
 
Em sessão anterior o mencionado projeto de lei já tinha sido aprovado em primeira votação. Desta forma, na última sessão o mesmo foi aprovado em segunda e última votação sem questionamento algum dos vereadores.
 
Denominação de rua
Naquela sessão foi aprovado em segunda votação um projeto de lei de iniciativa do vereador Ari Cardoso que dispõe sobre a denominação de uma via pública de Rua Anamaris Barbosa Maximiliano.
 
Título de Cidadão Guaxupeano
Um decreto legislativo de iniciativa de Ari Cardoso, que dispõe a respeito da concessão de Título de Cidadão Guaxupeano a Elias Henrique de Oliveira, também foi aprovado.
 
Moções
Naquela sessão também foram aprovadas moções de pesar às famílias de: Alice Cruz Silveira, Antônio de Jesus Lopes e de Marcos Venício Vieira Rodrigues.
 
Moções de aplauso também foram aprovadas, à Thaís Barbosa Rodrigues, pela sua participação no Comitê de Assessoria Científica, realizado em Washington, nos Estados Unidos; aos atletas do futsal masculino sub 13, pela vitória no Joju Mirim 2017; ao Instituto Elias José e Grupo Passarim, em virtude da realização da VII Semana Elias José, realizada entre 09 a 13 de agosto último. (WF). 

Comente, compartilhe!

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados