Guaxupé, segunda-feira, 10 de dezembro de 2018
Você está em: Notícias / Agropecuária / Concurso internacional avalia cafés brasileiros em Guaxupé
segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Concurso internacional avalia cafés brasileiros em Guaxupé

Cup of Excellence terá etapa internacional no sul de Minas Gerais, com a presença de 28 juízes de diferentes países; 80 amostras da bebida serão avaliadas
CUP é o principal concurso que analisa a qualidade e premia cafés especiais brasileiros (Divulgação)
CUP é o principal concurso que analisa a qualidade e premia cafés especiais brasileiros (Divulgação)
Começa na segunda-feira (15), em Guaxupé, a etapa internacional do Cup of Excellence 2018, principal concurso de avaliação da qualidade dos cafés brasileiros. O Brasil já ocupa a marca de maior fornecedor de cafés especiais no mundo.

A Cooxupé e a SMC - Specialty Coffees (empresa controlada pela cooperativa e que atua no nicho de café especial) serão as anfitriãs da etapa internacional do evento, que segue até o dia 21 de outubro, quando serão anunciados os produtores vencedores em duas categorias diferentes.

O evento é realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE).

Durante o Cup Of Excellence serão avaliadas 40 amostras de cafés naturais (sistema de preparo em via seca) e 40 do tipo cerejas descascados/despolpados (preparados pelo sistema em via úmida), selecionados em outras etapas do concurso. Participam desta edição produtores de café arábica/safra 2018 de diferentes regiões do país.

As análises da etapa internacional serão feitas por 28 juízes especialistas, representando diferentes países, como Estados Unidos, Japão, China, Bulgária, Rússia, Austrália, Índia e Alemanha. O concurso tem início na segunda, dia 15, às 8h30, na sede da Assoxupé Clube (Guaxupé). O evento não é aberto ao público.

Na fase internacional do Cup of Excellence, os vencedores precisam ter um café com média mínima de 86 pontos ou mais. Os campeões terão direito de participar de leilões organizados pela ACE, com o apoio da BSCA, pela internet, garantindo valores diferenciados para as sacas.

Mercado

O Brasil é considerado o maior fornecedor de cafés especiais do mundo. A demanda interna e externa deste tipo de produto é crescente e a nação do café já acompanha em ritmo forte essa tendência mundial, cuja previsão para 2018 é de uma produção nacional de especiais de 9,7 milhões de sacas. Esse volume corresponde a 16,2% da safra total brasileira, que, para 2018, é estimada em 59,9 milhões de sacas pela Conab - desempenho que resulta da bienalidade positiva deste ciclo. Os principais compradores do café especial brasileiro são Estados Unidos, alguns países da Europa, como Itália, Bélgica, Reino Unido e Espanha, além do Japão.

Comente, compartilhe!

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados