Guaxupé, quinta-feira, 13 de dezembro de 2018
Você está em: Notícias / Agropecuária / Femagri traz vivência de cultivo sustentável do café e apresenta lançamentos para melhorar qualidade da produção
quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Femagri traz vivência de cultivo sustentável do café e apresenta lançamentos para melhorar qualidade da produção

Fazendinha é o espaço dentro da feira que trará aos produtores uma verdadeira experiência de propriedade com métodos inovadores, de 21 a 23 de fevereiro, em Guaxupé-MG
Equipe da Cooxupé leva informações sobre geoprocessamento e a importância do clima para a FEMAGRI. Divulgação
Equipe da Cooxupé leva informações sobre geoprocessamento e a importância do clima para a FEMAGRI. Divulgação
Produção sustentável de café detalhada para que os produtores vejam na prática como atender às normas legais e também conhecer lançamentos para melhorar o desempenho nas lavouras. Esse é o objetivo da Fazendinha Femagri, que vem maior e com ainda mais novidades na edição 2018 da feira, que será realizada de 21 a 23 de fevereiro em Guaxupé-MG. A organização é da Cooxupé.

Nas estações do circuito da Fazendinha serão tratados os temas: Núcleo de Educação Ambiental, Terreiro Lama de cimento, Manejo pós-colheita do café para melhoria da qualidade do café, Uso do Mulching na cafeicultura, Armazenamento Correto de Defensivos, Tecnologia de Aplicação, Manejo de Solo, Tratamento de Esgoto Doméstico, Geoprocessamento, Uso de Equipamentos de Proteção Individual, Cafeicultura de Precisão e as Invenções dos produtores com dinâmica de máquinas.

Engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas do Departamento de Desenvolvimento Técnico da Cooxupé também estarão nas estações para orientações aos cooperados e visitantes. "A essência da Fazendinha é demonstrar práticas sustentáveis de produção para aumentar a produtividade da lavoura, a qualidade do café e atender às exigências da legislação e do mercado comprador de café. Adotando estas práticas na propriedade, o cafeicultor passa a produzir mais e com mais qualidade e de forma responsável. Isso garante o seu sucesso", diz Eduardo Rene da Cruz, Coordenador de Desenvolvimento Técnico da Cooxupé.

Entre os destaques de lançamentos que serão apresentados na Fazendinha Femagri de 2018 está o secador de café semi-estático Ecodryer da Penágos. "É um secador com um conceito diferente que promove uma secagem mais rápida dos frutos sem comprometer a qualidade do café. De fácil instalação, permite a secagem de até 3 lotes de café com diferentes teores de umidade", diz Eduardo. O coordenador também destaca o espaço que os visitantes e suas famílias terão disponível na Fazendinha. "Construída em madeira rústica e com plantas, os visitantes poderão descansar enquanto observam os animais que trazem o clima rural para o espaço", conta.

A ampliação da participação de instituições neste ano também é um dos destaques. Emater, Epamig, Ufla, Procafe, Sebrae, IEF, IF Sul de Minas e Fundação Neumann estarão presentes no espaço. Além destas instituições, as empresas Livroceres (venda de livros relacionados com o Agronegócio), P&A Marketing, Pinhalense e Palini&Alves, também estarão presentes na Fazendinha. Já temas inéditos serão apresentados pela e-Agro (plataforma e aplicativo de gestão para o agronegócio) e pelas empresas Braskem e Rioplastic (sobre o uso do Mulching na cafeicultura).

A Femagri será realizada entre os dias 21 e 23 de fevereiro, na Avenida Vereador Nelson Elias, no Bairro Japy, em Guaxupé, Minas Gerais. São esperados 35 mil visitantes que poderão conferir as inovações de 130 expositores. Com o tema "Produção responsável para uma cafeicultura de sucesso", o evento trará novidades para melhorar o futuro da produção nas lavouras de café e também soluções para a área da pecuária, além de trazer um espaço de conhecimento aos visitantes.

Comente, compartilhe!

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados