Guaxupé, segunda-feira, 10 de dezembro de 2018
Você está em: Notícias / Agropecuária / Cooxupé investe 18 milhões na nova indústria de Torrefação
sábado, 4 de julho de 2015

Cooxupé investe 18 milhões na nova indústria de Torrefação

Nova Torrefação possui área produtiva de 3.100m2
Nova Torrefação possui área produtiva de 3.100m2
Após dois anos de construção, a Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé inaugurana sexta-feira, 03 de julho, a partir das 15h, a nova indústria de Torrefação que passa a operar no Complexo Industrial Japy. O investimentocontou com R$ 18 milhões e elevará a capacidade de produção da cooperativa de 300 mil quilos para 500 mil quilos/mês, em apenas um turno. 

A área produtiva possui mais de 3.100 m². A cooperativa investiu também em maquinários de última geração e em processos de automação implantados desde o recebimento da matéria-prima até o empacotamento e expedição dos produtos. “Com a nova unidade fabril, pretendemos alcançar novos mercados e aumentarmos a nossa participação no mercado brasileiro de café torrado e moído”, declarou o presidente Carlos Alberto Paulino da Costa. Para o gerente de divisão comercial, Mário Panhotta, o investimento vai oferecer maior segurança em todas as etapas do processo produtivo, garantindo ao consumidor produtos de qualidade e procedência. 

Outro diferencial da nova Torrefação é a sustentabilidade, prática bastante valorizada pela Cooxupé. Parte da energia utilizada vem de pequenas centrais hidrelétricas e de usinas termelétricas à biomassa,com energia partindo de fontes renováveis, como bagaço de cana e resíduos de madeira. A outra parte é derivada de 111 painéis solares – que servem como cobertura para o estacionamento de veículos –com capacidade de gerar 3,8 MWh /mês. Já o combustível consumido vem de cavaco de madeira procedente de reflorestamento e certificada por órgãos responsáveis. A iluminação conta com luminárias de LED, para reduzir o consumo de energia elétrica. O empreendimento também possui uma estação de tratamento de esgoto que atende aos padrões de segurança do Conma 430 de 13/15/11. 

Atualmente, a Cooxupé responde por quatro marcas que incluem cafés tradicionais, extrafortes, espressos e cappuccinos. A cooperativa também ampliou o canal de vendas com a implantação de uma loja online. Para o café ser distribuído pelo Brasil, a Torrefação mantém uma equipe de 108 colaboradores dos setores administrativo, industrial e vendas.  

Comente, compartilhe!

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados