Guaxupé, segunda-feira, 10 de dezembro de 2018
Você está em: Notícias / Agropecuária / Fortalecimento da cafeicultura será debatido no Sul de Minas
sábado, 25 de abril de 2015

Fortalecimento da cafeicultura será debatido no Sul de Minas

Durante audiência pública em Nova Resende, será lançada a Frente Parlamentar em Defesa da Cafeicultura
A Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai a Nova Resende (Sul do Estado) para debater instrumentos para fortalecer a cafeicultura mineira. A audiência pública, na qual também será lançada a Frente Parlamentar em Defesa da Cafeicultura, será na quinta-feira (30/4/15), às 13 horas, na Câmara Municipal, que fica na Rua Major Francisco Anacleto, 523 – Centro. A solicitação partiu do deputado Emidinho Madeira (PTdoB).

De acordo com o parlamentar, a cafeicultura gera 10 milhões de empregos diretos e 40 milhões de indiretos no Brasil, e as regiões Sul e Sudoeste de Minas são referências no País como polos de produção de café. Ele destaca ainda que, em 2014, a produção brasileira de café foi de 45,3 milhões de sacas, das quais quase metade - 22,6 milhões de sacas - foram produzidas em Minas Gerais. No Sul, Sudoeste e Centro-Oeste do Estado, foram produzidas 10,8 milhões de sacas (49% da produção mineira).

Durante a reunião, os deputados também pretendem discutir a proposta de criação do Consórcio Regional para o Desenvolvimento do Café no Sul e Sudoeste de Minas. O deputado Emidinho Madeira acredita que a criação desse consórcio é de extrema importância para fortalecer a cafeicultura nessas duas regiões, especialmente para o desenvolvimento de ações de marketing para valorizar o café produzido ali.

Convidados - Foram convidados para a audiência pública: o governador Fernando Pimentel; o prefeito e o presidente da Câmara Municipal de Nova Resende, Celson José de Oliveira e Antônio Alves de Lima, respectivamente; o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Cruz Reis Filho; o presidente da Cooxupé, Carlos Alberto Paulino da Costa; o presidente da Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Varginha (Minasul), Osvaldo Henrique Paiva Ribeiro; o presidente do Centro de Comércio de Café do Estado de Minas Gerais, Archimedes Coli Neto; o vice-presidente da Cooperativa Regional dos Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso (Cooparaíso), José Rogério Lara; o diretor da Super Safra Armazéns Gerais, Gustavo Vieira de Carvalho; e o gerente comercial da Exportadora de Café de Guaxupé, Marcos Antônio Souza Ribeiro.

Comente, compartilhe!

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados