Guaxupé, segunda-feira, 24 de setembro de 2018
Você está em: Acontece / Turismo / Barretos, a terra do peão de boiadeiro!
sexta-feira, 29 de julho de 2016

Barretos, a terra do peão de boiadeiro!

O mês de agosto é ideal para conhecer a cidade de Barretos, no interior de São Paulo, pois é quando acontece a famosa Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, que nesse ano está chegando a sua 61ª edição; agosto também é o mês de aniversário do município. Graças a esta festa é que a cidade ficou conhecida não apenas nacionalmente, mas também mundialmente! Mas Barretos não é só a festa do peão, tem muita coisa interessante para se conhecer na cidade.

Barretos está localizada ao norte do Estado de São Paulo, distante 427 km da Capital, com população estimada de 114 mil habitantes. Próspera e desenvolvida, Barretos conta com importantes centros educacionais e saúde de ponta, destacando-se o Hospital do Câncer, referência na América Latina no tratamento da doença.

Independente se você gosta ou não de rodeio, Barretos é um ótimo roteiro para as férias. A cidade é rica em entretenimento e atividades durante o dia, ao entardecer e à noite, seja ele passeio cultural, ao ar livre ou se divertir com compras e lazer. A Rua 43 é o point mais badalado na época da Festa do Peão, onde se concentra diversos estabelecimentos especializados em moda country.

Neste ano, a Festa do Peão vai de 18 a 28 de agosto e muitos famosos vão se apresentar durante os dias da festa, entre eles Fernando & Sorocaba, Maria Cristina & Rodolfo, Aviões do Forró, Zezé Di Camargo & Luciano e mais uma infinidade de artistas. Quem fará o show de encerramento do evento serão os lendários Milionário e Marciano. Além de apresentações musicais, a festa conta com inúmeras competições nacionais e internacionais de rodeio, da queima do alho, de música raiz e des­file de comitivas. Um prato cheio para quem gosta!

E para quem não dispensa um bom artesanato, a notícia que se tem é que os artesãos da cidade são preparados e capacitados para atender as demandas dos turistas apresentando produtos de alta qualidade. A produção artesanal pode ser encontrada em lojas de souvenir espalhadas pela cidade e em pontos de vendas nos atrativos turísticos. Uma opção que não pode deixar de ser visitada é a fábrica artesanal de chapéus.

Comida típica do interior, com pratos de encher os olhos e principalmente a barriga, assim é a gastronomia de Barretos com seus inúmeros restaurantes. Não deixe de maneira nenhuma de experimentar a Queima do Alho, com toda a cultura tropeira incluída, desde os ingredientes, do modo de preparo e da apresentação visual. Com certeza, uma verdadeira delícia do local.
Para quem gosta de arte, o Atelier Maison D' Amisy apresenta a trajetória do famoso artista plástico Renato D´Amisy que nasceu na cidade. O artista percorreu o mundo e conquistou várias premiações na Europa. Uma visita simplesmente imperdível!
No Rio das Pedras Country Club tem diversão garantida para toda a família. A atração conta com infraestrutura completa para entreter a todas as idades. E para quem gosta de pesqueiro uma boa opção é o tradicional Pesqueiro Casarão, que oferece ao visitante um ambiente bucólico e cheio de nostalgia. O centenário casarão preserva sua arquitetura da época e mantém espelho d´água que formam os lagos para a pesca.

E se você não dispensa uma selfie, não deixe de maneira alguma de tirar belos retratos tendo ao fundo a enorme estátua do Parque do Peão. Projetado por Oscar Niemeyer o local chama a atenção de quem passa pela região. Com infraestrutura completa, o espaço conta também com o Rancho do Peãozinho, Vila Ecológica, lojas de souveniers, entre outros.

Aos apaixonados por flores, a dica é visitar o Orquidário Rancho da Serra, o endereço certo para conhecer várias opções de orquídeas. Chegando ao local, o visitante desfruta de belas imagens proporcionadas pelas diferentes espécies da planta.
Já o Museu Municipal Ruy Menezes integra a história de desenvolvimento da cidade. O prédio foi construído no século passado com arquitetura neoclássica.

A Fazendinha Vovô João é um espaço ideal para os aficionados ao dia a dia do campo. A atração preserva e resgata a cultura da roça e oferece aos visitantes diversas atividades para interagir com os animais e com a natureza.

Pensando em recarregar as energias, então não deixe de conhecer a Estância Ecológica Canaã, o local conta com extensa área verde preservada que forma belas paisagens e também oferece ao visitante área para pescar e opções de lazer.

Muito bonito é apreciar o prédio da antiga estação ferroviária, outrora promissora do desenvolvimento de Barretos, e hoje chamada de Estação Cultural oferece extensa programação artística e de cultura.

Para quem aprecia o turismo religioso e histórico, a pedida é ir à Catedral Divino Espírito Santo. Construída em estilo greco-romana abriga uma decoração em estilo neoclássico. Destaque para o Museu Sacro com rico acervo formado por imagens, objetos e documentos. Em Barretos também tem a Cidade Maria, um espaço que abriga Congregações Religiosas para formação de futuros religiosos. Local apropriado para realização de cursos, encontros e retiros.

Barretos oferece inúmeros hotéis e pousadas, além de casas para temporadas para todos os gostos e bolos. Um dos mais requisitados é o Barretos Country Hotel & Acquapark, o primeiro resort country do Brasil.

Quem já foi à Barretos se apaixonou pelo lugar e quer voltar outras vezes, e quem for certamente se encantará pela magia do lugar!

Confira a Galeria de Fotos

Comente, compartilhe!

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados