Guaxupé, domingo, 16 de dezembro de 2018
Você está em: Acontece / Saúde / Uso de suplementos de colágeno é recomendado aos praticantes de esportes a partir dos 25 anos, diz especialista
terça-feira, 9 de outubro de 2018

Uso de suplementos de colágeno é recomendado aos praticantes de esportes a partir dos 25 anos, diz especialista

Segundo o nutricionista Diogo Círico, consultor da Growth Supplements, produção da proteína começa a diminuir antes dos 30 anos e pode levar ao enfraquecimento dos ossos, articulações e músculos
O uso de suplementos de colágeno é recomendado para praticantes de esportes e atletas a partir dos 25 anos de idade. A indicação é do nutricionista esportivo Diogo Círico, consultor da Growth Supplements. Segundo o especialista, a produção da proteína pelo organismo começa a diminuir antes dos 30 anos e pode levar ao enfraquecimento dos ossos, articulações e músculos, além da perda da firmeza da pele.

“O colágeno é uma proteína essencial do corpo humano e principal componente do tecido conjuntivo. Pele, ossos, músculos, cartilagens, articulações, tendões, cabelos e unhas necessitam do colágeno para firmeza e sustentação”, explica. “Por isso, nos últimos anos, o uso de suplementos de colágeno é cada vez mais indicado por médicos e nutricionistas”, acrescenta
 
Mas, qual será a melhor forma de consumir o colágeno?
De acordo com o Diogo, para uma melhor absorção da proteína, o ideal é consumir o colágeno hidrolisado. “Trata-se do suplemento mais recomendado, pois traz em sua composição dois aminoácidos essenciais: a prolina e a glicina, que atuam na estabilidade e na regeneração das cartilagens”, afirma. Além disso, o processo de agrupamento e hidrólise melhoram a biodisponibilidade deste tipo de colágeno, ou seja, ajudam o organismo a absorver melhor o suplemento”, explica o nutricionista.
 
O uso de um suplemento de colágeno hidrolisado pode ser bastante benéfico para pessoas que praticam esportes, amadores e profissionais, cujas atividades aumentam ainda mais o desgaste articular. “Corridas e outros esportes de impacto, como vôlei, basquete e pular corda, por exemplo, exigem bastante dos joelhos. Para esse público é indicado usar o suplemento”, cita.
 
Um estudo acompanhou 147 atletas, durante 24 semanas. O grupo foi dividido em dois, sendo que um tomou placebo e o outro tomou colágeno hidrolisado. Ao final, o grupo que recebeu a suplementação relatou melhora na dor, na mobilidade e na inflamação das articulações. Segundo os pesquisadores, o colágeno hidrolisado tem efeito protetor na cartilagem das articulações e ajuda a aumentar da densidade mineral óssea.
 
Colágeno no tratamento da Osteoporose e Osteoartrite
Com o envelhecimento da população, condições como a osteoporose e osteoartrite são cada vez mais prevalentes. “Por isso, além dos atletas, pessoas com essas patologias também podem usar o suplemento de colágeno hidrolisado como coadjuvante no tratamento”, cita Círico.
 
Segundo o estudo, o colágeno hidrolisado tem função terapêutica positiva na osteoporose e osteoartrite, com potencial aumento da densidade mineral óssea, efeito protetor da cartilagem articular e principalmente no alívio sintomático em quadros de dor.
 
“Embora não exista na literatura científica um consenso sobre a dosagem de colágeno hidrolisado a ser administrada, com a suplementação de 8g por dia observa-se aumento da concentração de glicina e prolina no plasma. Além disso, doses equivalentes a 12g por dia promovem melhora significativa nos sintomas de osteoartrite e osteoporose”, comenta o especialista.
 
Quanto consumir?
Círico ressalta que a quantidade de colágeno hidrolisado, de acordo com as informações disponíveis na literatura, deve ser de 8 a 12g por dia. “Quanto aos efeitos, um estudo mostrou que após quatro semanas de suplementação, já é possível sentir os benefícios do produto”.
 
Colágeno no prato
O nutricionista lembra que, para um melhor resultado da suplementação, o ideal é inserir na dieta alimentos ricos em colágeno. “As principais fontes de colágeno são as proteínas animais. Para manter a forma, a escolha sempre deve ser por carnes magras e ovos. Uma dica do profissional é associar o suplemento com uma dieta rica em vitamina complexo B, C, vitamina E, Zinco, ferro, devido a participação destes nutrientes na síntese de colágeno endógeno. Tenha uma dieta realmente adequada ou invista nos suplementos multivitamínicos. 
 
Sobre a Growth Supplements
A Growth Supplements é uma empresa voltada à fabricação e fornecimento de produtos suplementares. Com ansiedade de superar obstáculos e limites, a Growth Supplements foi criada com objetivo de ser a melhor na fabricação e venda de suplementos alimentares. Desde a escolha da matéria-prima, até o fornecimento dos produtos, a qualidade se sobrepõe em todos os momentos.

Comente, compartilhe!

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados