Guaxupé, sábado, 23 de junho de 2018
Você está em: Acontece / Saúde / Calor x atividade física: cuidados são essenciais
quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Calor x atividade física: cuidados são essenciais

O calor do verão brasileiro, a cada ano, parece aumentar. Quando chove, as temperaturas até ficam agradáveis, mas quando o sol está firme, o calor incomoda. Pequenas atividades do dia a dia se tornam cansativas, mais ainda para quem pratica com regularidade exercícios físicos. E uma coisa é certa: com o calor extremo, é preciso ficar atento para que as atividades físicas não prejudiquem a saúde.

“Com o calor, o coração e os pulmões se esforçam mais e a temperatura do corpo aumenta. Por isso, se a pessoa não tomar cuidado, ela pode sentir fraqueza, queda de pressão, tontura, câimbra, náuseas e até desmaio”, comenta Gustavo Miranda, sócio proprietário da academia Point Fitness, em Varginha. Em casos extremos, a pessoa pode ter alguns distúrbios sérios, como a síncope pelo calor, a hipotensão postural pós-esforço, a exaustão pelo calor e o colapso pelo calor.

Para não comprometer a saúde física é preciso investir em prevenção. São itens simples e extremamente essenciais: hidratação antes e depois da atividade física, aclimatação, treinamento adequado orientado por profissional da área, uso de roupas adequadas e frequentar academia entre 6h e 10h ou depois das 17h. No caso da hidratação, deve-se ingerir água antes, durante e depois do exercício, assim como comer frutas.

“Muitas pessoas nos procuram para começar uma atividade em pleno verão, preocupadas com a praia e o carnaval. Mas uma pessoa que não pratica atividade física de forma regular, o cuidado deve ser ainda maior. Por isso, é essencial que ela procure um profissional capacitado, que poderá orientá-la de forma consciente. Com certeza, os exercícios serão mais moderados”, comenta Miranda.

Comente, compartilhe!

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados