Guaxupé, sábado, 23 de junho de 2018
Você está em: Acontece / Meu Pet é Top / SAIBA COMO ARMAZENAR CORRETAMENTE O ALIMENTO DO SEU PET E EVITE A CONTAMINAÇÃO
segunda-feira, 19 de setembro de 2016

SAIBA COMO ARMAZENAR CORRETAMENTE O ALIMENTO DO SEU PET E EVITE A CONTAMINAÇÃO

Dicas simples podem livrar seu cão ou gato de doenças graves
Você já parou para pensar se o alimento do seu pet está bem protegido? Embora poucas vezes nos atentemos a isso, o armazenamento inadequado pode abrir portas para contaminação por bactérias, fungos e infestações por insetos e roedores, podendo causar sérias doenças em cães ou gatos, de trazer fungos e bactérias para o produto.
“As contaminações microbiológicas no produto podem desencadear sérios problemas de saúde nos animais, como diarreia, vômito e até quadros graves de intoxicação alimentar”, explica Valéria Salustiano, responsável pela Gestão da Qualidade da Magnus, fabricante de alimentos para cães e gatos.
Para não expor o pet a esses riscos, confira quatro dicas de como armazenar corretamente o alimento dos bichinhos:
1 – Mantenha o alimento na embalagem original
Algumas marcas contam com o sistema de “zíper”, que assegura o fechamento completo da embalagem e auxilia na manutenção da qualidade e das características sensoriais do alimento, isto é, o odor e a palatabilidade do produto.
“Ainda que, após aberta, o consumidor prefira guardar o alimento dentro de um pote, o ideal é que se mantenha sempre na embalagem original, pois nela estão impressas informações importantes de rastreabilidade, como lote de produção, data de validade e informações nutricionais”, ensina Valéria.
É interessante destacar que a Linha de produtos Fórmula Natural, da mesma fabricante dos produtos Magnus, possui algumas apresentações de produto de 7 e 14Kg embaladas de forma fracionada, com pequenos pacotes internos de 500g respectivamente, o que propicia praticidade ao cliente. Com este conceito, o cliente pode abrir um pacote de 500g por vez, sem expor todo o alimento aos perigos de contaminação.
2 – Não deixe a embalagem armazenada diretamente no chão
A especialista esclarece que armazenar a embalagem diretamente sobre o piso pode propiciar a transferência de umidade para o produto, provocando a deterioração do alimento e desenvolvimento microbiano.
“Se o alimento estiver armazenado na lavanderia ou no canto de garagens abertas, por exemplo, certamente ele absorverá umidade e se deteriorará, facilitando a proliferação de fungos e bactérias”.
Outra preocupação nessas situações, é a possibilidade de roedores terem contato com o produto, pois estes podem, através da sua urina, transmitir a leptospirose. Também não é recomendado deixar o alimento do pet exposto por muito tempo, nos comedouros dos animais, pois seu odor atrai esses vetores de doença.
3- Vede bem o pote e o proteja do sol e da luz
O calor e a luz são também inimigos da boa conservação de alimentos para cães e gatos, pois podem alterar a qualidade do alimento. “Por isso, proteja o pote da luz e do calor, pois eles podem acelerar reações enzimáticas fazendo com o que produto perca sua qualidade”, conta ela.
4 – Mantenha o alimento em lugar limpo e higienize sempre o comedouro do pet
Como última dica, Valéria afirma que não adianta seguir todas essas recomendações se o recipiente de armazenamento do alimento e o comedouro estiverem em um local sujo. “Isso anula todos os cuidados anteriores. Mantenha o pote, o comedouro e a área em que eles ficam sempre limpos e contribua para a garantia da segurança alimentar do seu pet”, finaliza a responsável pela gestão da qualidade da Magnus.
Sobre a Magnus (http://www.magnuspremium.com.br)  
O compromisso com qualidade e bem-estar animal rege a Magnus, fabricante de alimentos para cães e gatos. Fundada em 2002 a empresa se estabeleceu no mercado e está entre as maiores do País, atuando nas categorias de alimentos para animais: econômico, standard, premium, super premium, snacks e úmidos.
A marca ganha cada vez mais expressividade, através da figura do seu mascote, o cão Magnus, que aparece ao lado de Ana Maria Braga, em toda a comunicação visual da empresa.
A matriz está localizada em Salto de Pirapora – SP, com mais unidades fabris em Abreu e Lima - PE, Uberlândia – MG, e seis centros de distribuição: Paraná, Ceará, Bahia, Goiás, Rio de Janeiro e região metropolitana de Minas Gerais.



Fonte: Grupo Image (www.gpimage.com.br)

Comente, compartilhe!

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados