Guaxupé, terça-feira, 25 de junho de 2019
Você está em: Acontece / Leitura / Livro Como Começa? mostra para as crianças que para tudo existe um início
terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Livro Como Começa? mostra para as crianças que para tudo existe um início

Segunda edição da obra da autora Silvana Tavano e da ilustradora Elma sai pela Editora Salamandra

Desde que nascemos, somos ensinados que tudo na vida tem um começo. Mas como essas coisas começam? Uma das perguntas mais inocentes e comuns do universos infantil batiza a obra Como Começa?, da autora Silvana Tavano e da ilustradora Elma, onde entendemos que, para as coisas existirem, precisam começar, mesmo que nem sempre saibamos onde está este começo. A obra é publicada pela Editora Salamandra.

Uma frase começa com palavras, que começam com letras. Um desenho começa com um traço. O ano começa em janeiro e sempre tem um primeiro dia de aula – assim como um primeiro dia de férias. Às vezes, as coisas começam diferente do que são, caso do ovo que é o começo do pintinho. Outras vezes, não vemos o começo delas, como a árvore que nasce embaixo da terra. Existem também aquelas situações em que confundimos o começo com o fim. Afinal, o mar começa ou termina na areia?

Com esses e outros tantos exemplos, Silvana Tavano enumera diversos tipos de começos com a premissa de que cada coisa tem seu próprio jeito de começar, seja naturalmente, por convenção ou por alguma espécie de medição temporal. Um dos principais pontos, no entanto, é a existência de começos que dependem da gente, igual o surgimento de uma amizade ou de um segredo, que começa com a decisão de não se contar nada.

A curiosidade pelo começo das coisas é uma das melhores maneiras de se entender a transformação delas. A passagem do tempo, o desenvolvimento dos seres e as mudanças. Na natureza, apesar dos fenômenos se repetirem, eles nunca são iguais e a chegada do final pode, muitas vezes, significar um novo começo.

O livro Como Começa? já foi publicado no Japão, Alemanha, Coreia do Sul, China e Turquia. A autora Silvana Tavano é escritora e jornalista, formada pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Ela tem pós-graduação em Formação de Escritores e Especialistas e Produção de Textos Literários, pelo Instituto Superior de Educação Vera Cruz. Entre suas várias obras, estão O Zum-zum-zum das Letras e E no fim...tudo recomeça de outro jeito. O livro também recebeu o selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ.

Comente, compartilhe!

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados