Guaxupé, domingo, 19 de novembro de 2017
Você está em: Acontece / Dicas da Meíta / JOIAS
sexta-feira, 22 de julho de 2016

JOIAS

Apesar de sua durabilidade e resistência, as joias precisam de cuidados especiais para que se mantenham bonitas por muitos e muitos anos. Se guardadas de qualquer jeito, elas podem ficar sujas, riscadas, amassadas e até corre-se o risco de quebrar algumas pedras. Confira algumas dicas de como conservar suas joias e tenha sempre adereços impecáveis.

Os cuidados com as joias começam desde a compra. Para ter uma joia de qualidade, é preciso procurar um joalheiro de confiança ou em uma joalheria conceituada. Observe se a joia está em perfeito estado, sem riscos ou outros danos e desconfie de ofertas muito tentadoras.

O uso correto das joias também faz parte das dicas de como conservá-las sempre bonitas. Quando for usar as joias em ocasiões especiais, o ideal é deixar para colocar os acessórios por último.

Faça primeiro a maquiagem, passe perfume e use produtos como spray de cabelos sempre antes. Isso porque os produtos químicos são inimigos das joias e podem danificar as peças, principalmente as pérolas.

Prefira usar os relógios e as pulseiras no braço em que movimenta menos, isso diminui as chances de riscar e amassar as joias. Não se esqueça de tirar asjoiaspara tomar banho, entrar na piscina ou mar, praticar esporte ou fazer serviços domésticos. Cuidado com os anéis, as pedras podem lascar ou quebras se batidas.

No caso das joias de prata os cuidados devem ser ainda maiores. O indicado é tocá-las o mínimo possível, já que o óleo natural da nossa pele tira o brilho das joias e as deixa com uma aparência opaca.

As joias devem ser guardadas individualmente, nunca em porta-joias e todas juntas. Uma boa alternativa decomo guardar joiassão os saquinhos de veludo, camurça ou flanela, que evitam que as peças se risquem devido ao contato de umas com as outras. Se puder, guarde suas joias nas caixas em que elas vieram.

SEMIJOIAS

Evite o contato direto com produtos de limpeza, produtos químicos, areia e produtos abrasivos.

Retire as suas semijoias ao tomar banho ou nadar.

Evite usar sua semijoia na praia, pois a mistura da areia com a água do mar certamente irá atacar a peça.

Retire a semijoia antes do banho, mar ou piscina; bem como antes praticar esportes, para evitar contato com o suor, que é abrasivo. Deixe para colocar sua semijoia alguns minutos depois de aplicar o seu perfume, cosméticos ou maquiagem.

Tome muito cuidado com produtos para cabelo, (tinturas, produtos para alisamento) pois estes contém produtos químicos muito fortes e que ficam impregnados por vários dias, podendo manchar as peças, principalmente brincos e colares que ficam em contato com os cabelos.

Evite usar sabão, pasta de dente ou produtos para limpar metal. No caso das semijoias o indicado mesmo são as flanelas mágicas que são vendidas em algumas lojas de materiais para montagem de bijuterias.

Cuidado com peças que tenham pedras ou pérolas para não batê-las, pois isso pode quebrar, arranhar, ou mesmo arrancar a pedra da semijoia.

De tempos em tempos leve a semijoia para fazer um novo banho de ouro (ou de prata). Há gente especializada em fazer isso.

Limpeza: Limpar a peça com a flanela própria para semijoia (flanelinha mágica amarela).

Acondicionamento: Existe uma infinidade de porta-joias no mercado, de diversos tipos de materiais e preços. Caso não tenha porta-joias, forre uma caixa com um tecido macio e guarde as peças dentro de saquinhos para evitar o atrito entre elas.

Dica infalível: Passe uma leve camada de esmalte base incolor (as que são usadas nas unhas) na sua peça (somente nas áreas de metal, nunca em pérolas!!) na sua semijoia. Isso vai criar uma película protetora contra reações químicas e fará com que ela dure muito mais tempo. Pode reaplicar de tempos em tempos.  

Fonte: Tríade e MdeMulher.

Comente, compartilhe!

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados