Guaxupé, quarta-feira, 18 de julho de 2018
Você está em: Acontece / Culinária / Receitas
quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Receitas

Panqueca Vegetariana
Ingredientes – Massa: 12 colheres (sopa) de farinha de trigo integral; 3 colheres (sopa) de leite desnatado; 2 colheres (sopa) de azeite de oliva; 1 cenoura média sem casca e picada; 1 ovo médio; sal a gosto. Recheio: 250 gramas de abóbora sem casca e picada; salsinha picada; 2 tomates picados em cubinhos; milho verde em conserva; sal a gosto; florzinha de brócolis previamente cozidas em água e sal; folhas de espinafre cozidas, espremidas e picadas. Preparo:  Cozinhe a cenoura numa panela com água até ficar al dente. Retire do fogo e bata no liquidificador com o leite, o ovo, a farinha de trigo e o sal. Reserve. Com um pouco de azeite, unte uma frigideira de 15 cm de diâmetro (untar a cada adição de massa). Aqueça e disponha uma pequena porção da massa. Espalhe por todo o fundo da frigideira e deixar no fogo até a panqueca dourar dos dois lados. Com uma espátula, retire a panqueca. Repita a operação até terminar a massa. Reserve. Leve ao fogo uma panela com a abóbora e 1 xícara (chá) de água e cozinhar até ficar macia. Escorra a água, misture a salsinha, o tomate, o milho verde, o brócolis e o espinafre. Corrija o sal. Retire do fogo e recheie as panquecas. Se quiser, sirva acompanhado de molho e queijo ralado. Dica: Para acentuar o sabor, frite cebola picadinha e refogue o milho em conserva antes de juntá-lo ao purê de abóbora. 

Bolinho de Bacalhau
Ingredientes:
600 gramas de batata cozida; 500 gramas de bacalhau cozido e desfiado; 1 dente de alho; ½ xícara (chá) de cebola picada; ½ xícara (chá) de salsa picada; 1 ovo; ½ colher (chá) de noz moscada ralada; 2 litros de óleo para fritar. Preparo: Amasse as batatas ainda quentes e deixe esfriar, Misture o bacalhau desfiado. Pouco a pouco, misture os demais ingredientes até conseguir uma massa homogênea. Corrija o sal, se necessário. Frite às colheradas em óleo quente. Escorra em papel absorvente e sirva a seguir. Dica: Se quiser, substitua o bacalhau por filé de merluza previamente cozido em água com sal e temperos e picado em pedacinhos; ou ainda, peito de frango cozido e desfiado, não se esquecendo de temperar bem.

Torta de Semolina
Ingredientes:
150 gramas de semolina; 1 litro de leite; 200 gramas de açúcar; 100 de castanhas de caju trituradas; 25 gramas de manteiga ou margarina; 100 gramas de passas sem sementes; 4 ovos; 2 colheres (sopa) de rum; casca ralada de um limão. Preparo: Unte com manteiga ou margarina e polvilhe com farinha de rosca uma fôrma redonda (28 cm de diâmetro). Deixe as passas de molho no rum. Misture o açúcar com a castanha de caju triturada. Reserve. Leve o leite ao fogo com uma pitada de sal. Quando ferver, misture lentamente a semolina, mexendo sem parar com uma colher de pau. Cozinhe em fogo brando durante 15 minutos. Retire do fogo, junte a manteiga ou margarina, as castanhas com o açúcar e mexa bem. Quando estiver quase frio, adicione as gemas uma a uma, misturando bem a cada adição.  Acrescente as passas escorridas e a raspa de limão. Bata as claras em neve firme com uma pitada de sal. A seguir, misture-as delicadamente ao creme de semolina. Despeje na fôrma untada e leve ao forno pré-aquecido moderado durante 1 hora. Depois de pronta, a torta não deverá ficar muito alta. Sirva quente ou fria. Dica: Antes de servir, polvilhe a torta com açúcar de confeiteiro. 
 
Sopa de Acelga
Ingredientes:
Meio quilo de acelga; 2 ovos; 100 gramas de parmesão ralado; 20 gramas de manteiga ou margarina; 1 litro de caldo; 4 fatias de pão de fôrma; sal e pimenta do reino. Preparo: Pique fino as folhas de acelga. Cozinhe-as no caldo. Bata bem os ovos, acrescente o parmesão ralado, sal, pimenta e a manteiga ou margarina amolecida e amassada com um garfo. Mexa até obter uma mistura bem cremosa. Corte ao meio as fatias de pão e torre-as ligeiramente. Despeje a mistura de ovos na panela da acelga, mexa bem e deixe por mais 1 minuto no fogo. Distribua as fatias de pão torrado em cumbucas individuais e sirva a sopa diretamente sobre o pão. Se quiser, disponha mais pão torrado e queijo parmesão à parte para seus convidados servirem-se à vontade.
 


 

Comente, compartilhe!

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados