Guaxupé, sábado, 23 de junho de 2018
Você está em: Acontece / Culinária / Superapetite
sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Superapetite

Carne Assada é sempre sinônimo e sucesso à mesa. E tem mais, pode ser preparada com antecedência / GB Imagem
Carne Assada é sempre sinônimo e sucesso à mesa. E tem mais, pode ser preparada com antecedência / GB Imagem
Rosbife ao Limão
Ingredientes: 2 filés de coxão duro (aproximadamente 300 gramas cada um); 2 colheres (sopa) de folhas de tomilho; 4 dentes de alho fatiados; 3/4 xícara (chá) de suco de limão; 3/4 xícara (chá) de azeite; 1 colher (chá) de sal; 2 colheres (sopa) de azeite; raspas de 1 limão; pimenta-do-reino moída à gosto. Preparo: Em um refratário, coloque o tomilho, o alho; ¾ xícara (chá) de azeite; as raspas e o suco do limão; o sal e a pimenta do reino. Misture bem. Numa frigideira grande, aqueça as 2 colheres (sopa) de azeite. Doure os filés durante 3 minutos de cada lado. Retire da frigideira e coloque no refratário deixando-os bem misturados à marinada. Cubra com filme plástico e leve a geladeira. Na hora de servir, corte e fatias finas e acompanhe com fatias de pão italiano. Dica: Deixe “tomar gosto” na geladeira durante dois dias. Substitua o coxão duro por outra carne de sua preferência.  
 
Assado Especial
Ingredientes: 1 quilo de coxão mole; sal e pimenta-do-reino a gosto; 3 colheres (sopa) de azeite de oliva; 1 quilo de cebola picada; 1 maço de cheiro verde picado; 1 folha de louro; 1 xícara (chá) de vinho branco seco. Preparo: Tempere a carne com sal e pimenta e deixe tomar gosto durante 2 horas. Numa panela grande, aqueça o azeite e doure a carne de todos os lados. Coloque a cebola e frite, mexendo sempre, até ficar bem dourado. Acrescente o cheiro verde, o louro e o vinho. Acerte o sal, adicione 2 copos de água quente, tampe a panela e abaixe o fogo. Cozinhe por duas horas até que a carne esteja macia. Se necessário, vá adicionando, aos poucos, água quente. Sirva quente acompanhado de arroz branco. Dica: Quando adicionar água à carne, despeje no canto da panela e não diretamente sobre a carne. Se quiser, em separado, cozinhe “al dente” batatas inteiras e posteriormente leve ao forno em fôrma untada com manteiga. Asse até ficarem bem douradas e sirva como acompanhamento. Se preferir, frite as batatas cozidas ao invés de leva-las ao forno.
 
Fatias de Maçã com Massa de Ricota
Ingredientes: 1 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada; 100 gramas de ricota; ½ xícara (chá) de manteiga ou margarina; 1 pitada de sal; 4 maçãs descascadas e sem sementes; ½ xícara (chá) de açúcar; 1 colher (chá) de canela em pó. Calda de Canela: Numa panela, misture 1/3 de xícara (chá) de açúcar; 2 colheres (sopa) de farinha de trigo; 1 xícara (chá) de água; 1 colher (sopa) de manteiga; ¼ xícara (chá) de conhaque; 1 colher (chá) de canela em pó; ½ colher (chá) de noz moscada ralada. Leve ao fogo e cozinhe sempre mexendo até obter uma calda espessa. Reserve. Preparo: Misture a farinha com a ricota amassada, a manteiga e o sal. Faça uma massa homogênea e deixe descansando na geladeira por aproximadamente 30 minutos. Enquanto isso rale as maçãs não muito finas. Passados o tempo de descanso, abra a massa sobre superfície ligeiramente enfarinhada. Cubra a massa com a maçã ralada, salpicada com o açúcar e a canela. Enrole como rocambole e corte em fatias de 3 cm. Coloque as fatias com o lado cortado para cima em assadeira untada, deixando espaço de 2 cm entre elas. Cubra com a Calda de Canela fria. Asse em forno preaquecido (200º) durante 10 minutos. Abaixe o fogo do forno e asse por mais 45 minutos.
 
Linguiça Saborosa
Ingredientes: 250 gramas de linguiça calabresa cortada em fatias; 4 tomates sem pele e sem sementes, picados; 1/2 pimenta dedo-de-moça picada; 1 xícara (chá) de azeitonas pretas picadas; 1/2 xícara (chá) de vinho branco seco; 1/2 xícara (chá) de queijo parmesão em lascas; 1/2 maço de salsa e cebolinha picados; 1 dente de alho inteiro; 3 colheres (sopa) de azeite; 2 dentes de alho picados; 1 cebola média picada; orégano a gosto; 1 pão tipo Italiano redondo. Preparo: Corte uma tampa do pão, retire o miolo e reserve. Esfregue o dente de alho inteiro sobre toda a casca do pão, por dentro e por fora. Regue o interior com uma colher de azeite e polvilhe orégano. Leve ao forno médio, pré-aquecido, por cerca de 10 minutos. Enquanto isso prepare o recheio: numa frigideira grande e de bordas altas, aqueça o azeite restante e refogue o alho e a cebola. Junte a linguiça, mexendo até ficar levemente corada. Acrescente os tomates, a pimenta, o miolo do pão esfarelado e deixe refogar um pouco. Adicione o vinho, as azeitonas, o parmesão e o cheiro-verde. Misture bem e cozinhe por mais 5 minutos, mexendo constantemente, para obter uma textura cremosa. Coloque o recheio dentro do pão, polvilhe com um pouco de queijo parmesão ralado e sirva em seguida.  

Comente, compartilhe!

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados