Guaxupé, terça-feira, 21 de novembro de 2017
Você está em: Acontece / Culinária / Superapetite
sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Superapetite

Preparar Frango Assado de Natal é o resgate de uma tradição que está um tanto esquecida. Trata-se de um prato saboroso e saudável / GB Imagem
Preparar Frango Assado de Natal é o resgate de uma tradição que está um tanto esquecida. Trata-se de um prato saboroso e saudável / GB Imagem
Frango Assado de Natal
 
Ingredientes:
1 frango inteiro (aproximadamente 1,5 quilos); 1 lata de cerveja em temperatura ambiente; 2 dentes de alhos espremidos; 1 colher (sopa) de sal; pimenta calabresa a gosto; 1 colher (sopa) de cheiro verde picadinho; 1 colher (chá) de orégano. Misture os temperos com a cerveja. Lave bem o frango por dentro e por fora, enxugue com papel absorvente e deixe marinar na mistura de cerveja durante 2 horas, virando na metade do tempo para que tome gosto por inteiro. Recheio: 250 gramas de queijo mussarela cortado em quadradinhos; 250 gramas de presunto cortado em quadradinhos; 1 lata de ervilhas escorridas; 2 colheres (sopa) de farinha de trigo; 3 colheres (sopa) de creme de leite; 3 colheres (sopa) de alho poró picadinho; 2 colheres (sopa) de salsinha picada; ½ cebola média picada; sal e pimenta do reino a gosto. Misture delicadamente todos os ingredientes e reserve. Preparo: Escorra o frango da marinada e coloque no seu interior a mistura do recheio. Feche a cavidade costurando a pele com linha e agulha. Pincele o frango com molho inglês. Leve ao forno preaquecido (200º), em assadeira coberta com papel alumínio, e asse durante 1 hora. Passado este tempo, remova o papel alumínio, e mantenha no forno por mais 30 minutos, regando sempre com o molho que se formou na assadeira. Deverá ficar bem dourado. Ao final, coe o molho que sobrou na assadeira e regue a carne já fatiada. Dica: Fica bem mais saboroso marinar o frango de um dia para o outro mantendo em geladeira.
 
Bolo de Carne de Frango
 
Ingredientes:
1 frango (aproximadamente 2 quilos) cortado em pedaços; sal e pimenta do reino a gosto; 2 dentes de alho amassados; 1 xícara (chá) de água quente; 1 cebola média picada; 2 pãezinhos sem casca, embebidos em água e bem espremidos; 2 ovos; 1 pimentão vermelho picado em quadradinhos; 3 cenouras cozidas e picadas; 2 ovos cozidos; 100 gramas de presunto picado em quadradinhos; 100 gramas de tomate seco picado; manteiga ou margarina. Preparo: Tempere o frango com sal e pimenta. Numa panela de fundo largo, coloque a manteiga ou margarina e frite os pedaços de frango até ficarem dourados por igual, junte o alho e a cebola, refogue mais um pouco e adicione a água quente. Cozinhe até ficar macio, soltando dos ossos. Se precisar, adicione mais água quente aos poucos, mas ao final do cozimento não deverá sobrar muito caldo. Retire do fogo, tire a pele e desosse. Passe a carne na máquina de moer, misture os ovos crus, os pãezinhos espremidos, a cenoura, o pimentão, o tomate seco e o presunto. Misture até formar massa homogênea. Corrija o sal, se necessário. Forre uma forma de bolo inglês com papel alumínio. Unte o papel com manteiga. Coloque uma camada da massa de carne. A seguir, faça uma camada com os ovos cozidos e fatiados. Acrescente nova camada da massa de carne. Cubra com papel alumínio e leve ao forno preaquecido (170º). Asse durante 1h30. Retire do forno e desenforme. Na hora de servir, decore com tomate seco e folhas de salsinha. Pode ser preparado de véspera e servido frio ou quente.
 
Gelatina de Frango e Salsão

Ingredientes: 1 colher (sopa) de gelatina em pó sem sabor; 2 xícaras (chá) de caldo de frango; 1 xícara (chá) de carne de frango cozida, desossada e picada em pedaços pequenos; ½ xícara (chá) de salsão picado; sal e pimenta do reino a gosto; alho e cebola picados a gosto; tomate seco a gosto; vagem cozida para acompanhamento. Preparo: Numa panela, cozinhe o frango temperado com sal e pimenta, alho e cebola. Retire a carne e reserve 2 xícaras (chá) do caldo. Amoleça a gelatina em ½ xícara (chá) de caldo de frango frio. Leve ao fogo fraco e mexa até dissolver a gelatina. Junte o restante do caldo. Coloque numa tigela e leve a geladeira até que fique parcialmente firme. Junte a carne do frango e o salsão. Mexa bem. Corrija o sal e a pimenta. Despeje a mistura numa forma de sua preferência e leve a geladeira até ficar bem firme. Na hora de servir, desenforme numa travessa, decore com o tomate seco e com as vagens cozidas e temperadas como salada. Importante: Dissolva a gelatina no caldo de frango frio. Variação: Se preferir use apenas carne de peito de frango.
 
Sopa de Agrião

Ingredientes: 3 xícaras (chá) de leite fervente; 3 xícaras (chá) de batatas cozidas e amassadas; 2 xícaras (chá) de folha de agrião picadas; 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina; sal a gosto. Preparo: Numa panela, misture o leite fervente, a batata amassada e o sal. Cozinhe mexendo sempre até que ferva completamente e fique homogêneo. Junte o agrião e cozinhe por mais 10 minutos em fogo baixo. Retire do fogo e adicione a manteiga ou margarina. Mexa bem e sirva a seguir acompanhado de queijo mussarela ralado. Dica: Amasse as batatas após cozidas em ainda quentes.

Comente, compartilhe!

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados