Guaxupé, quinta-feira, 21 de junho de 2018
Você está em: Acontece / Culinária / Superapetite
sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Superapetite

A batata assada com casca virou a vedete dos shoppings, mas pode perfeitamente ser preparada em casa / GB Imagem
A batata assada com casca virou a vedete dos shoppings, mas pode perfeitamente ser preparada em casa / GB Imagem
Batata Assada

Escolha batatas grandes e bem bonitas e lave-as com uma escovinha, enxágue bem para tirar qualquer vestígio de terra. Faça isso com cuidado para não ferir a casca.

Enxugue bem as batatas e embrulhe no papel alumínio. Leve ao forno preaquecido por cerca de uma hora e meia, até que os dentes do garfo penetrem facilmente na polpa. Está pronta. Basta acrescentar o recheio de sua preferência. Veja algumas dicas:
 
Recheio de frango
Ingredientes: 1 colher  (sopa) de manteiga; 1 dente de alho amassado; 200 gramas  de peito de frango picado; sal a gosto; 1 copo de requeijão cremoso; 1 colher (sopa) de suco de limão; 2 colheres (sopa) de manjericão picados. Preparo: Num recipiente, leve a manteiga ao micro-ondas em potência alta por meio minuto. Junte o alho e o frango. Volte ao micro-ondas, em potência alta, por seis minutos, mexendo na metade do tempo. Tempere com o sal a gosto. Misture o requeijão e o suco de limão formando um creme espesso. Junte o frango refogado e o manjericão. Misture bem e recheie as batatas.
 
Recheio de Bacon
Ingredientes:
16 fatias de bacon picadas; 4 colheres (sopa) de cebola picada; 1 copo de requeijão cremoso; 2 colheres (sopa) de orégano; 2 pitadas de pimenta-do-reino. Preparo: Numa frigideira sem gordura nenhuma ponha o bacon e leve ao fogo brando até dourar ligeiramente. Junte a cebola e deixe dourar bem sem torrar. Adicione o requeijão e os demais condimentos. Misture bem. Sirva sobre as batatas assadas, já cortadas ao meio.
 
Recheio de Pasta de Gorgonzola
Ingredientes: 150 gramas de queijo tipo gorgonzola; 200 gramas de creme de leite azedo; 200 gramas de creme de leite fresco (ou 1 xícara de creme de leite em lata); 1 colher (sopa) de suco de limão; 1 pitada de pimenta-do-reino; 1/2 xícara de azeitonas pretas. Numa tigela, misture o queijo com o creme de leite azedo. Preparo: Bata o creme de leite fresco até ficar firme, em ponto de chantilly e acrescente delicadamente o queijo misturado com o creme de leite azedo. Tempere com o suco de limão e a pimenta. Recheie as batatas, decore com as azeitonas e sirva a seguir. Dica: Para azedar o creme de leite, fresco ou enlatado, junte 1 colher (sopa) de suco de limão para cada xícara de creme. Esta pasta também serve como acompanhamento de torradinhas ou sanduíches.
 
Flan de Doce de Leite
Ingredientes:
1 e 1/2 xícaras (chá) de leite; 1/2 xícara (chá) de doce de leite em pasta; 1/2 colher (chá) de essência de baunilha; 3 ovos grandes. Caramelo: 1 xícara (chá) de açúcar; 3 colheres (sopa) de água. Preparo: Coloque o leite em uma panela e acrescente o doce de leite. Leve ao fogo baixo e misture com uma colher de pau até que o doce se incorpore ao leite. Retire do fogo e deixe a mistura esfriar. Prepare o caramelo, colocando em uma pequena panela o açúcar e a água e misture. Tampe a panela e leve ao fogo. Deixe ferver com a tampa por 2 minutos, retire a tampa e continue cozinhando o açúcar até obter um tom de caramelo claro. Assim que começar a dar a cor, gire constantemente a panela para distribuir bem a temperatura do açúcar. Divida o caramelo em 6 forminhas individuais para pudim, ou então ramequins (forminhas refratárias), gire a forminha para caramelizar bem a parte interna. Reserve. Pré-aqueça o forno em temperatura mínima. Acrescente a essência de baunilha e os ovos a mistura de leite e mexa até incorporar bem. A seguir, passe o creme por uma peneira fina e encha as forminhas caramelizadas. Prepare uma assadeira com água morna e coloque as forminhas. O flan deve assar em banho-maria. Leve ao forno por cerca de 40 minutos. Retire, deixe esfriar e leve à geladeira por 4 horas. Para desenformar, passe uma pequena faca na borda de cada pudim e desenforme em pratos individuais. Sirva gelado.
 
Mousse de Menta
Ingredientes:
1/3 xícara (chá) de maisena; 2 xícaras (chá) de leite; 200 ml de água; 1/3 xícara (chá) de açúcar; 3 claras; 1 colher (sopa) de gelatina em pó branca, sem sabor; 1/4 xícara (chá) de licor de menta. Calda: 1 tablete (200 gramas) de chocolate meio amargo. Preparo: Em uma panela média, dissolva a maisena no leite e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até ferver e engrossar. Reserve. Na batedeira, bata as claras em neve até obter picos moles. Reserve. Numa tigela pequena, leve 1/2 xícara de água e o açúcar ao fogo médio, mexendo até dissolvê-lo. Deixe no fogo sem mexer até alcançar ponto de fio firme. Com a batedeira ligada, junte a calda ainda quente às claras, deixando-a cair em fio. Bata até esfriar. Numa tigela refratária pequena, polvilhe a gelatina sobre o restante da água e deixe hidratar por alguns minutos. Leve ao fogo alto, em banho-maria, e misture até dissolver. Numa tigela grande, misture delicadamente o creme de maisena com ao creme de claras. Acrescente a gelatina e misture bem. Coloque numa taça grande, ou em taças individuais, cubra com filme plástico e leve à geladeira por 4 horas ou até ficar cremosa. Prepare a calda derretendo o chocolate em banho-maria e sirva com a mousse.
 
Espaguete com Torresmo

Ingredientes: 400 gramas de espaguete; 100 gramas de toucinho fresco; 2 colheres (sopa) de manteiga; ½ xícara (chá) de queijo tipo parmesão ralado; 2 xícaras (sopa) de extrato de tomate; ½ pimentão vermelho; ½ xícara(chá) de vinho branco seco; 3 colheres (sopa) de óleo; sal a gosto. Preparo: Corte o toucinho em cubos pequenos, tempere com sal e frite no óleo, até virar torresmo. Escorra a gordura em papel absorvente. Leve o torresmo novamente ao fogo, regue-o com vinho branco, deixe evaporar. Acrescente o pimentão cortado em pedaços, junte o extrato de tomate diluído em um pouco de água e sal a gosto, e deixe cozer em fogo brando por 15 minutos. Cozinhe o macarrão “al dente”  em água fervente com sal. Escorra e tempere com a manteiga, o parmesão e o molho. Sirva imediatamente. Rendimento: 4 porções.
 
 
 

Comente, compartilhe!

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados