Guaxupé, domingo, 21 de outubro de 2018
Você está em: Acontece / Culinária / Trufa Crocante
sexta-feira, 3 de junho de 2016

Trufa Crocante

A Trufa é uma iguaria muito popular e ganhou muitas variações saborosas no seu preparo. Experimente a Trufa Crocante feita com vários tipos de castanhas / GB Imagem
A Trufa é uma iguaria muito popular e ganhou muitas variações saborosas no seu preparo. Experimente a Trufa Crocante feita com vários tipos de castanhas / GB Imagem

Ingredientes: 200 gramas de chocolate meio amargo; 2 colheres (sopa) de creme de leite; ½ copo de doce de leite; ½ copo de castanhas do Pará trituradas; ½ copo de biscoito tipo Maisena triturado e peneirado; chocolate ao leite para banhar as trufas.

Preparo: Numa tigela, em banho-maria, derreta 200 gramas de chocolate meio amargo. Acrescente os demais ingredientes. Misture bem e reserve. Em outra tigela, derreta o chocolate ao leite em banho-maria. Molde bolinhas com a massa reservada e banhe-as no chocolate derretido. Coloque em forminhas.

Dica: Se quiser, use pé-de-moleque triturado, castanha de caju ou nozes ao invés de castanhas. Também pode ser usado chocolate amargo para banhar. O copo usado como medida é o copo de requeijão. Variação: Para decorar, antes que a cobertura seque, salpique com chocolate granulado quadradinho ou castanhas trituradas.
 
Bolo de Caneca
  
Ingredientes: 1 ovo; 3 colheres (sopa) de óleo; 4 colheres (sopa) de leite; 3 colheres (sopa) de açúcar; 3 colheres (sopa) de chocolate em pó; 4 colheres (sopa) de farinha de trigo; ½ colher (chá) de fermento em pó.

Preparo: Numa caneca, bata o ovo e o óleo. Adicione o leite, o açúcar e o chocolate em pó. Misture bem. Aos poucos, adicione a farinha de trigo, mexendo bem. Por último, junte o fermento e misture novamente. Leve ao micro-ondas durante 3 minutos em potência máxima. Sirva imediatamente. Se quiser, sirva acompanhado de calda de chocolate.
 
Cupcakes de chocolate
Ingredientes
: 2 xícaras (chá) de farinha de trigo; 1 colher (chá) de fermento em pó; 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio; 2 xícaras (chá) de açúcar mascavo; 3 colheres (sopa) de chocolate em pó; 4 ovos; ½ xícara (chá) de óleo; 1 xícara (chá) de nozes picadas.

Cobertura: 1 tablete de chocolate amargo; ½ xícara (chá) de nozes picadas.

Preparo: Numa tigela, misture a farinha de trigo, o fermento, o bicarbonato, o açúcar e o chocolate em pó. Aos poucos, acrescente os ovos batidos, o óleo e as nozes picadas. Distribua a massa em pequenas forminhas de papel (nº 0), dentro das formas próprias para a confecção de cupcakes. Coloque-as numa assadeira e asse no forno pré-aquecido a 200 °C por, aproximadamente, 30 minutos. Espete um palito de dente na massa, se sair seco, o bolinho estará pronto. Espere esfriar e coloque a cobertura.

Cobertura: Numa tigela, derreta o chocolate em banho-maria. Pincele o chocolate sobre os bolinhos derretidos de modo uniforme e imediatamente salpique com as nozes picadas. Dica: Se preferir use chocolate ao leite para a cobertura ao invés do chocolate amargo.
 
Bombom Fácil
Ingredientes
: 250 gramas de chocolate ao leite; 100 gramas de coco ralado; 200 gramas de ameixas pretas picadinhas; 100 gramas de uvas passas sem sementes; 100 gramas de nozes picadinhas.

Preparo: Derreta o chocolate em banho-maria. Mexa e junte os demais ingredientes. Coloque a massa sobre um papel alumínio e corte em quadradinhos ou, se preferir, derrame a massa às colheradas e deixe secar.
 
Bolo Mousse Diet
Ingredientes
: Massa: 3 claras em neve; 2 gemas; 2 colheres (sopa) de farinha de trigo; 2 colheres (sopa) de adoçante em pó; 1 colher (sopa) de chocolate dietético; gotas de essência de baunilha.

Mousse: 40 gramas de chocolate dietético em barra; 1 iogurte natural desnatado; 1 colher (sopa) de chocolate em pó dietético; 1 xícara (chá) de leite desnatado; 3 colheres (sopa) de adoçante em pó; 1 colher (sopa) de gelatina incolor; 2 claras em neve. Derreta o chocolate em banho-maria, junte o chocolate em pó e o leite. Reserve. Bata no liquidificador o iogurte, o adoçante e a gelatina. Junte a mistura ao chocolate e adicione delicadamente as claras em neve. Reserve.

Preparo: Bata as gemas com as claras por 5 minutos. Misture os outros ingredientes aos poucos e coloque a massa numa fôrma de aro removível, untada e polvilhada com farinha de trigo. Leve ao forno moderado pré-aquecido por 15 minutos. Espere esfriar. Regue a massa com um pouco de leite desnatado e cubra com a mousse. Leve a geladeira por duas horas, no mínimo. Sirva bem gelado. 

Confira a Galeria de Fotos

A Trufa é uma iguaria muito popular e ganhou muitas variações saborosas no seu preparo. Experimente a Trufa Crocante feita com vários tipos de castanhas / GB Imagem Bolo de Caneca é aquela delícia que você prepara rapidamente e em pequenas porções / GB Imagem

Comente, compartilhe!

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados