Guaxupé, domingo, 21 de outubro de 2018
Você está em: Acontece / Culinária / Almôndegas Deliciosas
sexta-feira, 13 de maio de 2016

Almôndegas Deliciosas

Almôndega é sempre sinônimo de comida deliciosa. Vai bem acompanhada de arroz, macarrão, purê ou pão / GB Imagem
Almôndega é sempre sinônimo de comida deliciosa. Vai bem acompanhada de arroz, macarrão, purê ou pão / GB Imagem
Ingredientes: 400 gramas de carne moída; 100 gramas de salsichas; 60 gramas de manteiga ou margarina; 300 gramas de tomates; 1 maço de salsinhas; 4 talos de salsão; 5 cenouras; 2 cebolas grandes; 5 azeitonas verdes; 5 azeitonas pretas; 1 colher (sopa) de alcaparras; noz moscada, sal e pimenta do reino a gosto; óleo.

Preparo: Corte a cenoura, o salsão e a cebola em pedaços, reservando um pouco de cebola picada. Coloque a manteiga (ou margarina) numa panela grande juntamente com 2 colheres (sopa) de óleo e quando a manteiga derreter coloque a cebola, a cenoura e o salsão picados e deixe dourar. Em seguida, acrescente um copo de água fervendo, sal a gosto e deixe em fogo brando, mexendo de vez em quando e acrescentando água quente até que fiquem bem cozidas. Na metade do cozimento, acrescente os tomates, sem peles e sem sementes. Enquanto as verduras cozinham, prepare as almôndegas. Pique a salsa bem fininho. Coloque a carne numa vasilha e junte a salsicha, bem picadinha, metade da salsa, a cebola que ficou reservada, noz moscada ralada, sal e pimenta do reino a gosto. Misture muito bem com as mãos. Molde às almôndegas todas do mesmo tamanho. Quando as verduras do molho estiverem cozidas, adicione as almôndegas à panela, todas numa só camada e deixe cozinhar, virando delicadamente, de vez em quando, para que cozinhem por igual. Minutos antes de tirar a panela do fogo, junte ao molho a salsinha reservada, as azeitonas picadas e as alcaparras. Sirva bem quente.
 
Frango à Milanesa 
Ingredientes
: 8 pedaços de frango; suco de 1 limão; sal e pimenta do reino a gosto; 3 dentes de alhos amassados; 1 xícara (chá) de farinha de rosca; 1 xícara (chá) de maionese; óleo para fritar.

Preparo: Tempere a carne de frango com o suco de limão, sal e pimenta do reino. Deixe marinar durante 2 horas. Escorra a carne de frango. Passe os pedaços na maionese e depois na farinha de rosca. Frite em óleo aquecido até ficar bem dourado. Escorra em papel absorvente e sirva a seguir.

Dica: Não tenha pressa na hora de fritar e cuide para que o óleo não aqueça demais para que a carne cozinhe por dentro e fique crocante por fora, sem queimar.
 
Escabeche de Frango
Ingredientes
: Meio quilo de filés de frango picado; 1 cebola em rodelas; 1/2 pimentão em tirinhas; 1 folha de louro; 1/2 xícara de vinho branco seco; 1/4 de xícara de vinagre branco; 1/2 colher (chá) de sal; 1 xícara de molho de tomates.

Preparo: Coloque todos os ingredientes em um refratário. Tampe e leve ao micro-ondas por 15 minutos, em potência alta. Mexa duas vezes durante o cozimento. Conserve em geladeira. Na hora de servir, decore com pimenta verde ou pimentão cru. Ofereça acompanhado de arroz branco ou pão.
 
Salame de Espinafre
Ingredientes
: Massa: 300 gramas de farinha de trigo; 3 ovos; sal. Recheio: 1 maço de espinafre; 400 gramas de ricota; 100 gramas de presunto; 100 gramas de manteiga ou margarina; 100 gramas de queijo parmesão ralado; meia cebola; 1 cenoura; salsa, cebolinha, sal e pimenta do reino a gosto.

Preparo: Massa: Misture a farinha de trigo com os ovos e uma pitada de sal. Trabalhe a massa até que fique bem lisa e macia. Recheio: Escolha e lave bem o espinafre. Cozinhe-o sem acrescentar água, pois a que ficou nas folhas quando foram lavadas é suficiente. Junte sal e pimenta do reino, deixe esfriar e aperte com as mãos para que a água saia completamente. Corte o espinafre cozido juntamente com o presunto. Coloque-os numa tigela e junte a ricota. Mexa bem (com uma colher de pau) até que fique bem misturado. Ponha mais sal, se necessário. Estenda a massa com o rolo, dando forma retangular. Espalhe o recheio, acertando bem para que não transborde da massa. Enrole a massa recheada sobre si mesma, dando-lhe forma de salame. Enrole esse salame num guardanapo branco, ou um pano bem fino, e amarre com barbante. Numa panela alta, coloque água, sal, cebola, cenoura e a salsinha. Cozinhe o rocambole nesta mistura durante aproximadamente 45 minutos. Retire o salame da panela, escorra delicadamente e deixe esfriar um pouco. Tire o pano em que foi embrulhado e arrume numa fôrma refratária. Corte-o em fatias, regue-o com manteiga derretida e polvilhe com queijo ralado. Leve ao forno moderado durante 10 minutos, para gratinar.

Dica: Se preferir, cubra o salame com molho de tomate ou molho branco temperado com páprica. Importante: Quando dobrar a massa, formando o rocambole, certifique-se que as pontas fiquem bem fechadas para que o recheio não escape durante o cozimento. 

Confira a Galeria de Fotos

Almôndega é sempre sinônimo de comida deliciosa. Vai bem acompanhada de arroz, macarrão, purê ou pão / GB Imagem O Frango à Milanesa dispensa apresentação. É sucesso garantido no almoço ou no jantar / GB Imagem

Comente, compartilhe!

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados