Guaxupé, quinta-feira, 13 de dezembro de 2018
Você está em: Acontece / Culinária / Cuca de Amora
sábado, 9 de abril de 2016

Cuca de Amora

Cuca é prato tradicional da culinária alemã. A partir da massa básica e da farofa, pode-se preparar de vários sabores. Experimente a Cuca de Amora / GB Imagem
Cuca é prato tradicional da culinária alemã. A partir da massa básica e da farofa, pode-se preparar de vários sabores. Experimente a Cuca de Amora / GB Imagem
Ingredientes: Massa: 2 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo; 6 colheres (sopa) de açúcar; 1 colher (sopa) de fermento biológico fresco; 2 colheres (sopa) de manteiga; 250 ml de leite morno; raspas de 1 limão; 2 ovos; 1 pitada de sal.

Cobertura: 200 gramas de amoras.

Farofa: 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo; 1 1/2 xícara (chá) de açúcar; 1 colher (chá) de canela em pó (opcional); 2 colheres (sopa) de manteiga. Misture os ingredientes até obter uma farofa. Reserve.

Preparo: Numa tigela, misture o fermento com 1 colher (sopa) de açúcar; metade do leite. Deixe descansar durante 30 minutos. Após levedar, junte os demais ingredientes da massa e misture bem. A massa ficará pegajosa. Com o auxílio de uma colher, coloque a massa em assadeira untada e enfarinhada. Cubra com as amoras e sobre as frutas espalhe a farofa. Leve para assar em forno preaquecido (180º) durante aproximadamente 30 minutos. Sirva morno.

Dicas: Se preferir substitua a manteiga por margarina. A cuca pode também ter como cobertura somente a farofa. Outra opção: misture passas na massa, cubra com a farofa e asse como indicado.
 
Rosbife Gostoso
  
Ingredientes: 1quilo de filé mignon num só pedaço; 2 colheres (sopa) de manteiga; 2 colheres (sopa) de óleo; 2 xícaras (chá) de vinho tinto seco; 1 colher (sopa) de caldo de legumes em pó; 2 folhas de louro; pimenta do reino em grãos; sal a gosto.

Preparo: Coloque a manteiga e o óleo numa panela até ficar bem quente. Coloque a peça de carne para dourar de todos os lados. Quando estiver dourado por igual, acrescente 1 xícara de vinho. Deixe evaporar um pouco e retire do fogo. Reserve. Na mesma panela, acrescente a outra xícara de vinho, o caldo de legumes dissolvido em 1 xícara (chá) de água, o louro, sal e os grãos de pimenta. Deixe ferver um pouco; acrescente mais 1 colher de manteiga e, se preferir, engrosse o molho com maisena. Na hora de servir, fatie a carne e ofereça acompanhada do molho em separado.

Dicas: (1) Para dourar, o ideal são 10 minutos de cada lado para cada quilo de carne. (2) Não deixe que a peça de carne tenha contato com a água; se quiser tempere com alho socado e sal ou com tempero completo. (3) Se preferir, não use o vinho e para preparar o molho use pimentão, tomate e cebolas fatiados.
 
Raspadinha de Morango

Ingredientes: 2 xícaras (chá) de morangos picados; 1/3 xícara (chá) de água; 1/3 xícara (chá) de açúcar; 1 pitada de sal; 1 colher (sopa) de suco de limão.

Preparo: Numa panela, misture a água, o açúcar. Deixe ferver durante 5 minutos e acrescente os morangos, o sal e o suco de limão. Retire do fogo e bata a mistura no liquidificador. Coloque numa forma de alumínio e deixe no freezer durante 1 hora. Retire a mistura congelada do freezer e bata no liquidificador. Espalhe novamente na forma de alumínio e leve novamente para congelar. Para servir, raspe a polpa congelada com uma colher, formando pequenos cristais de gelo, coloque em taças individuais e sirva imediatamente.

Dica: Se quiser, sirva a “raspadinha” acompanhada de xarope de groselha, de morango ou outro de sua preferência
 
Docinho de Ameixa e Amendoim

Ingredientes: 2 latas de leite condensado; 3 gemas; ½ xícara (chá) de amendoim torrado e moído; 1 coco fresco ralado; 150 gramas de ameixa preta em calda picadas; açúcar cristal; cravos-da-índia.

Preparo: Despeje o leite condensado numa panela, acrescente as gemas, o amendoim, o coco ralado e as ameixas. Leve ao fogo, mexendo sempre com uma colher de pau, até desprender do fundo da panela. Despeje numa travessa untada e deixe esfriar. Enrole em bolinhas e passe no açúcar cristal. Enfeite cada uma delas com o cravo-da-índia e coloque em forminhas coloridas.

Dica: Se quiser, ao invés de açúcar cristal, passe as bolinhas em chocolate meio amargo derretido.
 

Confira a Galeria de Fotos

Cuca é prato tradicional da culinária alemã. A partir da massa básica e da farofa, pode-se preparar de vários sabores. Experimente a Cuca de Amora / GB Imagem Rosbife vai bem com arroz branco e batatas fritas / GB Imagem

Comente, compartilhe!

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados