Guaxupé, domingo, 21 de outubro de 2018
Você está em: Acontece / Comportamento / A IMPORTÂNCIA DA FONTE PATERNA
sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

A IMPORTÂNCIA DA FONTE PATERNA

                                                                                                                                                 Vera Pacheco/ EP News

Sabe aquele velho ditado popular que diz que todos temos um lugar ao sol? Pois bem, esta força de encontrar o seu canto, reconhecer o seu espaço e demarcar limites vem da principal figura masculina na vida de toda criança: o pai.

Na ausência do pai, a criança busca sempre esta figura essencial que irá lhe ajudar com os limites e com a sua força de se posicionar diante da vida. É importante ressaltar que quanto mais bem amparada desta imagem interna masculina, ou seja, o pai que habita dentro de cada um de nós, mais bem resolvidos quanto ao “nosso lugar ao sol” estaremos. Quanto mais meu espaço interno é respeitado e quanto mais conheço minhas regras e leis internas, mais compreensivo e respeitoso eu serei com as outras pessoas, não precisando invejá-las ou mesmo puxar o tapete de ninguém para chegar aos meus objetivos.

A força de um pai está muito relacionada à despedida por parte do jovem adulto de seu lar para sua ida ao mundo, onde conquistará seu lugar na sociedade, podendo contribuir, fazendo a diferença. Portanto, é importante que os pais saibam o seu papel no psicológico de seus filhos para que possam sempre oferecer uma base de amor e acolhimento necessários para que a criança se desenvolva firme, sentindo-se amparada e sabendo que alguém muito especial acredita e torce pelo seu sucesso na vida.

Sempre que atendo pais que se encontram perdidos com relação a como educar seus filhos, ofereço três valiosas dicas psicológicas:
 
1)    Seja firme e afetuoso ao transmitir um pedido ao seu filho. Uma ordem pode ser transmitida com amor.
 
2)    Elogie-o sempre que algo diferente for realizado. Não fique somente observando ações iguais as suas.

3)    Valorize cada traço único na personalidade de seu filho e jamais queira que ele seja você. Para que ele te traga orgulho e admiração, você só precisa acreditar nele e valorizar seus pontos fortes. A segurança de uma criança vem de suas raízes, de seus pais.

Não existe nada mais enriquecedor do que receber um grande suporte e consideração da própria fonte paterna.
 
 

Comente, compartilhe!

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados