Guaxupé, sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018
Você está em: Acontece / Beleza / Resista aos excessos nas ceias de Natal e Ano Novo
sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Resista aos excessos nas ceias de Natal e Ano Novo

É possível aproveitar a Ceia de Natal sem culpa. Basta manter a calma e não “atacar” os pratos. Respire fundo e seja inteligente na hora de montar o seu prato / GB Imagem
É possível aproveitar a Ceia de Natal sem culpa. Basta manter a calma e não “atacar” os pratos. Respire fundo e seja inteligente na hora de montar o seu prato / GB Imagem
O período das férias de verão não é apenas sinônimo de excessos alimentares, mas também sinônimo de preguiça, noites mal dormidas, ou seja, deitar tarde e levantar-se tarde. O resultado é que a vida sai da rotina – e isso faz bem de vez em quando – mas para quem pratica atividade física regularmente isso é um verdadeiro desastre.

Por isso, fique atento e atenta! Se você faz caminhada ou frequenta academia, tente não negligenciar os exercícios.

É certo que a academia estará fechada no período de festas, ou se você está viajando e não tem como ir a uma academia, uma boa saída é pedir orientação ao personal trainer quanto aos exercícios que poderão ser feitos em casa, além da caminhada que parece ser o exercício mais fácil de ser realizado.

Tente manter certa rotina quanto à alimentação, não pulando refeições. Nos dias que antecedem as festas, beba bastante água, consuma uma boa dose de frutas e verduras. Se for possível, não consuma bebidas alcoólicas e refrigerantes. Na hora do brinde de Natal ou Ano Novo aceite de bom grado a sua taça, participe do ritual do brinde e depois, discretamente, deposite o seu copo intacto num cantinho da mesa.

Água mineral e sucos são as suas melhores opções. Você vai agradecer quando subir na balança no final das férias.

As festas de final de ano são famosas pelos abusos, principalmente alimentares, que a maioria das pessoas comete. Para quem está de dieta ou quer ter um Natal mais "light" e sem remorsos, é só seguir essa série de dicas valiosas.

Os cuidados devem começar logo pela manhã. Muitas pessoas ficam o dia todo sem comer, esperando a hora da ceia. À noite, elas acabam “atacando” a comida e passando dos limites. O ideal é se alimentar sem excessos, dando preferência a alimentos mais leves, como saladas e frutas frescas. Tome o café da manhã, depois coma uma fruta e evite alimentos gordurosos durante o almoço. Antes de sair de casa para ir à ceia, tome um iogurte desnatado ou coma outra fruta.

Durante a festa, é possível fazer inúmeras substituições. Se for preparar os pratos, use frutas frescas e não em conserva, que contêm mais açúcar. Use pouco óleo e pouca gordura. Evite abusar das bebidas alcoólicas, que são extremamente calóricas.

Substitua-as por refrigerantes diet ou light, ou sucos com adoçantes. Fuja dos amendoins, pistaches, castanhas, nozes e batatinhas chips. Se você é do tipo que não resiste às frutas secas, saiba que os damascos são os menos calóricos. No entanto, substitua por uma fruta fresca sempre que possível.

Perigo! Cuidado com as saladas de maionese. Consuma as saladas cruas, principalmente as de folhas.  Quanto às carnes, prefira as brancas e os pratos assados. Não se esqueça de remover a pele das aves.

Não coma com os olhos. Ao invés de colocar três fatias de tender, coloque apenas uma acompanhada de pedaços de abacaxi. Se houver necessidade, então pegue mais uma fatia.

Os acompanhamentos das carnes são os mais difíceis de escolher. Prefira arroz com passas a purê de castanhas, por exemplo. Se comer farofa, diminua a quantidade arroz.

Na hora da sobremesa, consuma frutas, ou mousses feitas de frutas. Evite doces com chocolate. Coma um pedaço por vez e pense se há necessidade de repetir.

Tenha prazer em cada escolha, mastigue bem os alimentos, saboreie-os. Quando estamos animados, perdemos a noção do que comemos e levamos mais tempo para nos sentirmos satisfeitos. Não fique pensando no que ainda não comeu. A comida não é a principal atração da festa. Divirta-se conversando com seus amigos e familiares.

Caso tenha comido muito na ceia, não inicie um jejum ou se sinta culpado. Abusos ocorrem de vez em quando. O importante é manter uma alimentação saudável nos outros dias. Afinal, uma dieta balanceada não se resume a uma refeição.
 

Comente, compartilhe!

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados