Guaxupé, sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018
Você está em: Acontece / Beleza / Invista 60 minutos do seu dia em sua saúde e beleza
sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Invista 60 minutos do seu dia em sua saúde e beleza

Os exercícios criados por Joseph Pilates revolucionaram a malhação
Um número cada vez maior de homens e mulheres está em busca de melhor qualidade de vida; muito mais do que tentar morar em lugares não tão poluídos e ter alimentação mais natural, isto inclui sentir-se bem com seu corpo e sua mente.

O maior vilão de todos os tempos é o estresse e o mais difícil de livrar-se, pois é fruto da correria do dia a dia, da necessidade de se trabalhar muito, enfrentar o transito, a rotina cansativa de atividades repetitivas e tudo o mais que decorre do que se chama de “vida moderna”. O resultado disso são pessoas irritadas, cansadas física e mentalmente. Isto se reflete no corpo e uma das consequências é a obesidade, dores musculares, acne, pele cansada e total falta de ânimo.

Se de um lado não se pode deixar de trabalhar, a saída é procurar válvulas de escape para que o corpo e a cabeça não padeçam demais. A atividade física é uma dessas alternativas por isso as academias ganham cada vez mais adeptos.  Um dos mais queridos do momento é o Pilates, pois oferece uma gama de exercícios com a mesma finalidade e isso não torna a atividade enfadonha.

O Pilates é um método criado pelo alemão Joseph Pilates, na década de 20; consiste em exercícios de alongamento que utilizam o peso do corpo na sua execução e prometem dar mais flexibilidade e força muscular, além de melhorar a respiração e corrigir a postura. Ele pode ser praticado no solo ou nos aparelhos específicos que também foram criados pelo próprio Pilates. Uma das adeptas deste tipo de atividade é Giovanna Antonelli, a Alice, da novela “Sol Nascente”, que não se cansa de falar sobre os seus benefícios.

As academias aprimoraram o seu atendimento e oferecem quase que o apoio individual, tendo em seus quadros profissionais capacitados a orientarem quanto ao melhor exercício, de acordo com o desejo e as condições físicas do cliente. Isto quer dizer que as academias idôneas fazem uma avaliação prévia e, baseando-se nisso, elaboram um programa de treinamento, e continua avaliando periodicamente o desenvolvimento do aluno ou da aluna.

Geralmente, aliado ao Pilates está à musculação, com prioridade aos exercícios aeróbicos.

Algumas academias incluíram a Ioga na sua lista de possibilidades. A Ioga tem suas raízes na cultura indiana e propõe o autoconhecimento através da meditação. A sua prática orientada por profissionais no assunto auxilia na correção da postura, relaxa, alonga e tonifica os músculos e não exige horas de prática.

Os especialistas no assunto explicam que os exercícios de Ioga abaixam os níveis do cortisol, um hormônio que é produzido pelas glândulas suprarrenais para fazer frente ao estresse, então quanto mais agitado o seu dia, mais cortisol aparece na corrente sanguínea daí aumenta a pressão arterial, aumenta os níveis do açúcar e ainda  afeta a imunidade do organismo. Assim, livrar-se dele é uma grande tacada. Aquelas famigeradas dores nas costas também desaparecem e o praticante dorme melhor, acorda mais disposto.

A atividade física regular proporciona um bem-estar enorme e um alívio ao estresse, assim pode-se dizer que atualmente as academias transformaram-se em centros terapêuticos; elas ainda oferecem a oportunidade de se fazer novas amizades, o que também é muito bom para a saúde.

 

Comente, compartilhe!

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados