Guaxupé, domingo, 17 de dezembro de 2017
Você está em: Acontece / Artigos / DICAS DA MEÍTA
sexta-feira, 25 de novembro de 2016

DICAS DA MEÍTA

Etiqueta para o final de ano

O final do ano está chegando e com ele as festas de confraternização. Vou começar falando das “festas da firma”. Já ouvi muitas histórias engraçadas, mas que não tiveram um final feliz. Como é uma festa da empresa, não se deve esquecer que o comportamento será observado pelos líderes e colegas de trabalho.

Presença — Apareça! Deixar de ir à festa de fim de ano da empresa pode parecer desdém com os demais colegas de trabalho e com a companhia. Mesmo que só possa fazer uma breve presença, vá.Outra questão importante é a pontualidade no início da comemoração. Procure chegar no horário marcado. Os famosos quinze minutos de tolerância são permitidos, mas não exagere, principalmente se você é chefe de alguma equipe. Não sendo possível comparecer, agradeça e informe o motivo pelo qual não poderá estar presente.

Traje — Você ainda está indo para o trabalho, mesmo que o clima seja de festa. Então não coloque uma roupa que você usaria para uma boate ou domingo de sol na orla. Discrição e sobriedade são fundamentais. Caso o evento seja em um sítio ou clube em que o traje recomendado é o de banho, a dica permanece. Biquíni ou sunga pequenos destoam do ambiente. Maiôs, sunquínis e bermudas são mais adequados.É sempre bom evitar roupas que possam criar situações delicadas ou constrangedoras.

Conversas — Ao tentar se aproximar de alguém com quem não tem muito contato no dia a dia, se apresente antes. Vendo reciprocidade, inicie uma conversa interessante, animada (não confunda com fazer piadas) e de conteúdo. Não fale só sobre trabalho, este não é o momento para isso. Aproveite o momento para conversar com os colegas, mas não utilize esta oportunidade para falar mal de chefes e da empresa, nem para falar de tragédias. O momento é de descontração e pode ser ideal para se aproximar de algumas pessoas e se divertir.

Coquetel/ Buffet — Não haja como um faminto. Encher demais o prato e repetir diversas vezes é algo deselegante, pega mal e todos reparam.

Flerte — Se a empresa não proibir, vá em frente, mas com calma. Certifique-se de que o interesse é mútuo e não unilateral. Ainda assim, caso seja correspondido, deixe os momentos de intimidade para outro local já que todosos chefes, diretores e colegas também estarão por lá.

Bebidas alcoólicas — Geralmente há bebidas alcoólicas à vontade, mas isso não quer dizer que você deva ir com muita sede ao pote. Ficar alegrinho ou bêbado pode acabar com a sua reputação no trabalho e lhe garantir, além de má fama, uma possível demissão. A dica é beber um copo de água ou suco a cada dose de álcool ingerida e se alimentar antes de começar a beber. Respeite os seus limites. Exagerar na bebida não é bom em lugar algum e isso também vale para o ambiente da empresa. O mesmo vale para as fotos tiradas em circunstâncias desnecessárias. Melhor evitar.

Amigo secreto — Se tiver a brincadeira de amigo secreto, ao descrever a pessoa que sorteou para presentear, fale de qualidades pessoais e profissionais, evite características negativas. Não tente fazer piadas com palavras pejorativas e apelidos.Procure comprar o que o seu amigo pediu. Se não houver uma lista, escolha um vale-presente de uma livraria ou de uma loja de roupas. Outra dica importante é a seguinte: não ultrapasse o valor definido para o presente (mesmo se tirar seu chefe, ou conviva com o apelido de puxa-saco para sempre), nem dê algo de menor valor.

Chefes/Superiores — Não tente se aproximar com muita intimidade, o ideal é esperar o gestor dar abertura. Ficar bajulando ou forçando a barra para uma conversa, pega muito mal. Caso seja o chefe, haja com simpatia e naturalidade, para deixar o funcionário à vontade e evite permanecer sempre no mesmo grupo. Circule!!!

Como mensagem final, prudência, bom senso e profissionalismo devem guiá-lo, afinal de contas, você não irá querer mais uma dor de cabeça neste final de ano, irá?

Fonte: oglobo.com / Agência Par Ideal / News Rondônia
 

Comente, compartilhe!

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados